Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Hulk não ser convocado por Tite é um desrespeito com quem atua no Brasil

Hulk, do Atlético-MG, comemora gol sobre o Independiente del Valle pela Copa Libertadores - DOUGLAS MAGNO / AFP
Hulk, do Atlético-MG, comemora gol sobre o Independiente del Valle pela Copa Libertadores Imagem: DOUGLAS MAGNO / AFP

Colunista do UOL

20/05/2022 14h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Melhor jogador do futebol brasileiro em 2021, o atacante Hulk, aos 35 anos, vem fazendo uma temporada 2022 ainda melhor pelo Atlético-MG. Porém, foi preterido pelo técnico Tite nas últimas convocações da seleção brasileira. O treinador disse recentemente que gostaria de convocar o experiente jogador, mas que não sabe quem tirar da lista para incluir o artilheiro da Galo.

Na convocação do dia 11 de maio, Tite chamou 28 jogadores para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 2 e 6 de junho, entre eles 8 atacantes: Gabriel Jesus (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (Paris Saint-Germain), Richarlison (Everton), Raphinha (Leeds United), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Júnior (Real Madrid). Dessa turma, o atacante Antony, lesionado, ficou de fora.

Ou seja, para Tite, 9 jogadores estão à frente de Hulk e merecendo muito mais a convocação do atleta do Galo que ganhou o Brasileirão, a Copa do Brasil, dois Campeonatos Mineiros, a Supercopa do Brasil e que marcou 54 gols em 87 jogos pelo Atlético Mineiro em 1 ano e meio. Hulk foi ainda artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil no mesmo ano, algo que só Gabigol havia conseguido. Foi artilheiro do Mineiro 2022, foi o grande nome do Galo em todas essas conquistas e vem fazendo uma temporada espetacular.

Em 19 jogos na temporada 2022, Hulk marcou 18 gols. Além de liderar o time nas conquistas do título Mineiro e da Supercopa, vem sendo o grande nome no bom começo do Brasileirão e da Libertadores. Na Série A, tem 4 gols em 5 jogos e já figura entre os principais artilheiros do Campeonato. Somando os dois anos, já são 23 gols, mais do que qualquer outro jogador — Gabigol fez 13 gols no mesmo período. Na Libertadores, foi vice-artilheiro da edição passada com 7 gols e agora já tem 3. Com 10 gols, já é o 2º maior artilheiro da Galo história do torneio, apenas um atrás de Jô.

No século 21, Hulk, com 54 gols em 87 jogos, já é o também o 4º maior artilheiro da Galo e está bem próximo alcançar Marques, que fez 59 gols com mais que o dobro de jogos (189). Diego Tardelli lidera com 112 gols em 230 jogos e Guilherme é o segundo com 75 gols em 122 jogos. Na média, Hulk tem 0,62 gol por jogo contra 0,49 de Tardelli e 0,61 de Guilherme.

Atacante de muita força física, experiência, presença de área a boa finalização, Hulk tem feito gols de pênalti, falta, cabeça e mostrado um grande repertório, além de muita liderança em campo. Características que o credenciam a disputar a Copa do Mundo do Qatar. Entre os 9 atacantes mais chamados por Tite, muitos têm características parecidas, de velocidade e drible, mas não têm um poder de decisão e uma presença tão forte quanto a de Hulk.

Entendo que Hulk tem muito mais capacidade de decidir um jogo, principalmente de mata-mata, do que outros jogadores que lá estão. Até mesmo Gabriel Jesus, que não marca um gol pela seleção há 19 jogos. Gabriel Martinelli, que marcou 5 gols em 35 jogos na temporada pelo Arsenal, é bom, tem qualidade, mas se assemelha muito ao futebol de Antony, Rodrygo e Vinícius Júnior. Seria mais um jogador de lado, para dar velocidade. Não um jogador para resolver uma partida complicada. Hulk, em campo, daria muito mais trabalho para qualquer zaga adversária. Teria muito mais chance de decidir um jogo.

Em 2010, Dunga deixou jogadores que poderiam decidir um jogo de Copa de fora, por ter o grupo fechado. Não levou, por exemplo, Neymar, que já tinha um ano como profissional, Adriao ou Ronaldinho Gaúcho. Quando o Brasil levou a virada da Holanda nas quartas de final, o treinador olhou para o banco e viu Nilmar, Grafite e Júlio Baptista como atacantes para mudar o jogo. Claro que não deu para o Brasil.

Copa do Mundo é um torneio de tiro curto. Jogadores com poder de decisão e experiência fazem a diferença. Hulk tem isso e não pode ficar de fora. Não convocá-lo é até um desrespeito com os atletas que atuam aqui no Brasil. O cara come a bola, ganha títulos, é ídolo, faz muitos gols, e não é chamado até para simples amistosos.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter