Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Richarlison ajuda o Everton a se manter na 1º divisão pelo 69º ano seguido

Richarlison marca em vitória do Everton sobre o Crytal Palace pelo Inglês - Everton FC/Everton FC via Getty Images
Richarlison marca em vitória do Everton sobre o Crytal Palace pelo Inglês Imagem: Everton FC/Everton FC via Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi uma vitória épica. Na tarde desta quinta-feira (19), o Everton chegou a estar perdendo para Crystal Palace por 2 x 0, em casa, no Goodison Park, em Liverpool, mas conseguiu uma virada espetacular no segundo tempo, venceu por 3 x 2 e conseguiu se manter na 1ª divisão do Campeonato Inglês pelo 69ª temporada consecutiva.

O brasileiro Richarlison, o artilheiro do time nesta temporada, marcou o gol de empate, aos 30 minutos e foi um dos heróis do Everton na dramática campanha. Com 10 gols marcados, o atacante igualou o número de gols de Raphinha, do Leeds, entre os brasileiros com mais gols nessa edição da Premier League. Curiosamente, Raphinha ainda luta contra o rebaixamento, precisando da vitória na última rodada para livrar o time.

Com a vitória, o Everton, do técnico Frank Lampard, conseguiu um feito inédito no Campeonato Inglês, virando pela primeira vez um jogo depois de sair perdendo por 2 x 0 no intervalo. Após o jogo, os jogadores do Everton fizeram uma festa incrível para os 37 mil torcedores dos Toffees.

Quarto clube com mais títulos na história do Campeonato Inglês, desde 1899, com 9 conquistas, o Everton está na primeira divisão desde a temporada 1954/55. Nos anos 80, o clube conquistou seus últimos títulos do Campeonato Nacional, em 1985 e 1987. No século 21, o time da cidade de Liverpool chegou a fazer boas campanhas, como o 4º lugar em 2005 e o 5º lugar em 2008, 2009 e 2014. Nesta atual temporada, porém, a equipe caiu muito de produção, fazendo sua pior temporada desde 1998, quando foi o 17º colocado.

Entre os clubes das 5 principais ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra), o Everton figura entre aqueles que estão há mais tempo na primeira divisão, atrás apenas do recordista Arsenal na Inglaterra e à frente do rival Liverpool.

Clubes que estão há mais tempo na 1ª divisão nas top-5 ligas da Europa:
103 anos - Arsenal-ING
94 anos - Athletic Bilbao-ESP
94 anos - Barcelona-ESP
94 anos - Real Madrid-ESP
93 anos - Internazionale-ITA
70 anos - Roma-ITA
68 anos - Everton-ING
60 anos - Liverpool-ING
57 anos - Bayern Munique-ALE
47 anos - Manchester United-ING

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Everton é um clube da cidade de Liverpool, e não de Londres. O erro foi corrigido.