Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Caseiro, São Paulo de Ceni ainda pena para vencer fora do Morumbi

Igor Gomes em ação pelo São Paulo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão 2022, na Arena Castelão - Lucas Emanuel/AGIF
Igor Gomes em ação pelo São Paulo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão 2022, na Arena Castelão Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colunista do UOL

09/05/2022 14h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo empatou com o Fortaleza no domingo (8) e segue sem vitória como visitante no Brasileirão. Se em casa o time do Morumbi segue com 100% de aproveitamento (duas vitórias em dois jogos), fora, ainda continua patinando — são dois empates e uma derrota.

Na temporada 2022, o time de Rogério Ceni vem oscilando bastante nos jogos dentro e fora de casa. No Paulistão, o Tricolor fez ótimas apresentações no Morumbi, eliminou o Corinthians na semifinal e bateu o Palmeiras no primeiro jogo da final por 3 x 1. Fora de casa, porém, o desempenho vem sendo muito abaixo do esperado. Tanto é que na própria final do Paulistão o time levou uma virada histórica (4 x 0) para perder o título para o Palmeiras.

Como mandante, em 2022, o São Paulo tem 82,1% de aproveitamento (10 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota em 13 jogos). No Morumbi, o time de Ceni marcou 26 gols (2 por jogo) e sofreu apenas 6 (0,46 por partida). Depois de perder para o Palmeiras na 1ª Fase do Paulistão, o São Paulo venceu 8 jogos seguidos lá, contanto clássicos contra Corinthians, Palmeiras e Santos.

Fora de casa, no entanto, o desempenho não é bom. Em 16 jogos, foram 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas — 51,1% de aproveitamento. Como visitante, o São Paulo marcou 25 gols e sofreu 22. Depois da final do Paulistão — quando foi goleado pelo Palmeiras por 4 x 0 —, o São Paulo fez 7 jogos como visitante e conseguiu 2 vitórias, ambas contra adversários fracos da Copa Sul-Americana (3 x 2 no Ayacucho-PER e 3 x 1 no Jorge Wilstermann-BOL). Na Copa do Brasil, empatou com o Juventude (2 x 2) e no Brasileirão perdeu para o Flamengo (3 x 1) e empatou com Bragantino (1 x 1) e, agora, Fortaleza (1 x 1). Na temporada, a única vitória convincente do time fora de casa foi na primeira fase do Paulistão, quando bateu o Santos por 3 x 0 na Vila Belmiro.

Contando os jogos da temporada 2021, quando Ceni retornou ao São Paulo, o aproveitamento do time como visitante é ainda pior. Em 21 jogos, foram 7 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Na reta final do Brasileirão de 2021, como visitante, o São Paulo venceu 1 jogo, empatou 1 e perdeu 4. O aproveitamento do São Paulo, com Ceni, como visitante nessa segunda passagem (2021/22), é de apenas 42,9%.

Nos próximos três jogos o São Paulo vai jogar como mandante contra o Juventude, pela Copa do Brasil (na Arena Barueri), contra o Cuiabá, pelo Brasileirão (Morumbi) e Jorge Wilstermann-BOL, pela Copa Sul-Americana (Morumbi). Provavelmente conseguirá três vitórias, avançar para as oitavas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana e encostar no G4 do Brasileirão.

Na sequência, porém, o Tricolor vai enfrentar o Corinthians em Itaquera, onde nunca venceu em 16 jogos desde 2014 (5 empates e 11 derrotas). Para tentar uma colocação melhor no Brasileirão e sucesso nos mata-matas, o time de Rogério Ceni vai precisar encontrar um equilíbrio na maneira de jogar dentro e fora de casa. Do contrário, corre o risco de ficar novamente numa posição intermediária no Brasileirão e sem títulos.

Desempenho ofensivo do São Paulo (casa x fora) em 2022 - SofaScore - SofaScore
Desempenho ofensivo do São Paulo (casa x fora) em 2022
Imagem: SofaScore
Desempenho defensivo do São Paulo (casa x fora) em 2022 - SofaScore - SofaScore
Desempenho defensivo do São Paulo (casa x fora) em 2022
Imagem: SofaScore

Segundo as estatísticas do SofaScore, o desempenho ofensivo do time dentro e fora de casa chega a ser até parecido em relação à média de gols feitos, grandes chances, posse de bola e finalizações. No lado defensivo, a questão já muda bem. O time levou, em média, três vezes mais gols (0,5 contra 1,5). Além disso, sofre mais finalizações (9,6 x 6,8) e fica mais jogos levando gols (27% x 54%).

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter