Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bayern Munique é o 11º com mais títulos nacionais na Europa; veja o ranking

Jogadores do Bayern de Munique comemoram gol marcado contra o Borussia Dortmund - Divulgação
Jogadores do Bayern de Munique comemoram gol marcado contra o Borussia Dortmund Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

25/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Decacampeão alemão no último sábado (23), o Bayern Munique alcançou a inédita sequência em seu país e também entre os países da chamada top-5 ligas do continente europeu (Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra).

Com 31 títulos na era da Bundesliga (desde 1963) e mais um no período anterior, em 1932, o time bávaro soma 32 campeonatos alemães, sendo disparado o maior campeão do país. O Nuremberg, com 9 títulos, é o segundo colocado, mas com 8 conquistas antes da era da Bundesliga. O Borussia Dortmund é o terceiro com mais títulos (8), sendo 5 na Bundesliga.

Na Europa, com a sua 32ª conquista, o Bayern subiu agora para a 11ª colocação na lista dos clubes com mais títulos nacionais. Entre as top-5 ligas, apenas Juventus (36) e Real Madrid (34) têm mais campeonatos nacionais que o Bayern na atualidade. A Juventus, que foi 9 vezes campeã italiana seguida entre 2012 e 2020, está em 4º na Série A de 2021/22, praticamente sem chance de conquistar novamente o scudetto. Já o Real Madrid está muito próximo de ser campeão espanhol pela 35ª vez.

Entre os outros clubes com mais títulos nacionais, o Celtic, da Escócia, está perto de ganhar seu 52º título nacional e encostar no rival Rangers. Na Irlanda do Norte, o Linfield lidera o campeonato e também está próximo do seu 53º título. Outros prováveis campeões nessa temporada são Olympiacos (Grécia), Ajax (Holanda) e o Ferencváros (Hungria).

Clubes com mais títulos nos campeonatos nacionais da Europa:
55 - Rangers (Escócia)
52 - Linfield (Irlanda do Norte)
51 - Celtic (Escócia)
46 - Olympiacos (Grécia)
37 - Benfica (Portugal)
36 - Juventus (Itália)
35 - Ajax (Holanda)
34 - Anderlecht (Bélgica)
34 - Real Madrid (Espanha)
34 - Sparta Praga (República Tcheca)
[32] - Bayern Munique (Alemanha)
32 - Rapid Viena (Áustria)
32 - Ferencváros (Hungria)

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter