Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Chelsea longe do título inglês é ruim para o Palmeiras

Chelsea e Liverpool fizeram um jogo eletrizante logo no primeiro domingo de 2022 pelo Campeonato Inglês - Adrian DENNIS / AFP
Chelsea e Liverpool fizeram um jogo eletrizante logo no primeiro domingo de 2022 pelo Campeonato Inglês Imagem: Adrian DENNIS / AFP

Colunista do UOL

03/01/2022 12h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Líder do Campeonato Inglês dessa temporada 2021/22 entre a 7ª e a 14ª rodada, o Chelsea foi ultrapassado pelo Manchester City e, nas últimas duas rodadas, após dois empates (Brighton e Liverpool), o time de Londres viu a equipe de Pep Guardiola disparar na liderança e abrir 10 pontos de vantagem ao final da 21ª rodada.

Faltando 17 jogos para o fim da temporada, a vantagem do City é muito significativa. Ainda mais que já no próximo dia 15 de janeiro, pela 22ª rodada, o time de Guardiola receberá o Chelsea em casa, podendo ampliar essa vantagem e praticamente tirar o rival do caminho.

Disputando outras quatro competições, o Chelsea de Thomas Tuchel terá, antes de jogo decisivo contra o City, uma partida contra o Chesterfield, da 5ª divisão, pela 3ª fase da Copa da Inglaterra (FA Cup), no dia 8 de janeiro. Além disso, tem ainda dois confrontos contra o rival Tottenham nos dias 5 e 12 pela semifinal da Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup). Se passar, vai disputar a final no dia 27 de fevereiro.

Após esses jogos das copas e contra o Manchester City, o Chelsea terá novamente o Tottenham pela frente, na 23ª rodada do Campeonato Inglês, no dia 23 de janeiro. Na teoria, esse seria seu último jogo antes da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, onde o Chelsea estreia no dia 9 de fevereiro, provavelmente contra o Al Hilal, do Egito. Mas como o time inglês deverá passar pelo Chesterfield na FA Cup, poderá fazer o jogo pela 4ª fase no dia 5 de fevereiro (que também pode ser adiado).

Pelo Campeonato Inglês, o Chelsea já teve dois jogos adiados no período da disputa do Mundial de Clubes — contra o Brighton & Hove Albion, dia 8, e contra o seu maior rival Arsenal, no dia 12 de fevereiro. Depois do Mundial, o Chelsea enfrentará o Crystal Palace, fora de casa, pela 26ª rodada da Premier League, e depois o Lille, da França, em casa, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, no dia 22 de fevereiro.

Nesse cenário atual, com 10 pontos de desvantagem para o Manchester City pelo Campeonato Inglês e com o confronto direto fora de casa no próximo dia 15, o Chelsea poderá chegar ao Mundial de Clubes já sem chance real de título na Premier League. O que, de certa forma, pode ser ruim para o Palmeiras, já que a equipe poderia dar atenção total ao torneio de Fifa.

Após o jogo contra o Tottenham, pela 23ª rodada, no dia 23 de janeiro, o Chelsea terá apenas um jogo, pela 4ª fase da FA Cup, no dia 5 de fevereiro, antes da disputa do Mundial. Dependendo do sorteio, poderá pegar um adversário da 2ª, 3ª ou 4ª divisão pela frente e mandar a campo um time misto, como já faz de costume a essa altura da tradicional competição inglesa. Ou seja, terá tempo, entre o dia 24 de janeiro e o dia 8 de fevereiro, na estreia do Mundial, para descansar a equipe. E se estiver mesmo longe do título inglês, poderá disputar o Mundial de Clubes com força máxima, sem precisar preservar seus titulares. E ainda se preparar para as oitavas de Champions e uma possível final da Copa da Liga Inglesa logo após o Mundial.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter