PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Barça cai na fase de grupos da Champions após 21 anos

Müller comemora gol do Bayern contra o Barcelona na Liga dos Campeões - Christof STACHE / AFP
Müller comemora gol do Bayern contra o Barcelona na Liga dos Campeões Imagem: Christof STACHE / AFP
Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

08/12/2021 18h53

O Barcelona perdeu para o Bayern Munique por 3 x 0, na Alemanha, nesta quarta-feira (8), no último jogo da primeira fase e deu adeus à Liga dos Campeões. Precisando da vitória para se classificar às oitavas de final, o time do técnico Xavi foi presa fácil para o Bayern e amargou a eliminação na fase de grupos depois de 21 anos. A última vez que isso havia acontecido tinha sido na edição 2000/01.

Desde o início da era da Champions League, na temporada 1992/93, o Barcelona havia caído apenas três vezes na fase de grupos em 25 das 29 edições. Na edição 1997/98, ficou em último no Grupo C, que tinha Dínamo Kiev-UCR (classificado), PSV Einhoven-HOL e Newcaslte-ING. Naquela edição, o Barça fez sua pior campanha na era da Champions, com 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas.

Na edição 1998/99, o Barcelona ficou em 3º no Grupo D, que tinha Bayern Munique, Manchester United (classificados) e Brondby-DIN. Já na edição 2000/01, caiu no Grupo H, ficando atrás dos classificados Milan e Leeds-ING e à frente apenas do Besiktas. Agora, na edição 2020/21, ficou em 3º no grupo, atrás do Bayern Munique e do Benfica e à frente do Dínamo Kiev, com sua 2ª pior campanha na história (2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas).

Depois de ser humilhado na edição 2019/20, quando foi goleado pelo Bayern Munique por 8 x 2 nas quartas de final (em jogo único), o Barcelona caiu na edição 2020/21 nas oitavas, sendo eliminado pelo PSG, depois de levar uma goleada de 4 x 1 no jogo de ida. Sem Messi, depois de 17 anos, o Barça não resistiu e caiu já na fase de grupos.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL