Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Neymar está bem abaixo de Messi e Mbappé no PSG

Lionel Messi, Mbappé e Neymar durante partida entre PSG e Manchester City na Liga dos Campeões - Reuters/Carl Recine
Lionel Messi, Mbappé e Neymar durante partida entre PSG e Manchester City na Liga dos Campeões Imagem: Reuters/Carl Recine

Colunista do UOL

25/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O fantástico trio de ataque do PSG, formado por Messi, Neymar e Mbappé, mais uma vez decepcionou nessa temporada 2021/22. Nessa quarta (24), o time francês perdeu para o Manchester City, de virada, por 2 x 1, na Inglaterra.

Dos 20 jogos do Paris Saint-Germain nesta temporada, eles estiveram em campo em menos da metade (8 jogos). E o desempenho ainda está longe do ideal, com 4 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 11 gols feitos (1,38 por partida) e aproveitamento de 58,3% dos pontos.

Messi, Neymar e Mbappé pelo PSG na temporada 2021/22 - SofaScore - SofaScore
Messi, Neymar e Mbappé pelo PSG na temporada 2021/22
Imagem: SofaScore

Na temporada 2021/22, o francês Mbappé tem os melhores números entre os três craques do PSG. Até aqui, o camisa 7 marcou 9 gols e deu 10 assistências em 18 jogos. No Campeonato Francês, foram 7 gols e 7 assistências. Messi, em 10 jogos, anotou 4 gols e ainda não deu assistência, algo em que era especialista nos tempos de Barcelona. Já Neymar tem o pior desempenho entre os três, com somente 3 gols e 3 assistências em 13 jogos. Números à parte, o brasileiro também vem tendo um desempenho em campo bem abaixo de Mbappé e Messi. Neymar marcou um gol contra o Lyon (de pênalti), na 6ª rodada do Campeonato Francês, e depois na 13ª rodada, quando fez 2 gols contra o Bordeaux, um dos últimos da competição.

Na Liga dos Campeões, competição em que é o brasileiro com mais gols (41), Neymar não marca há um ano —o último foi contra o Leipzig no dia 24 de novembro de 2020. Nesta atual edição de 2021/22, o brasileiro passou em branco nos 4 jogos do time.

Classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões na segunda colocação do grupo A, atrás do Manchester City, o PSG de Neymar, Mbappé e Messi corre o risco agora de pegar um forte adversário na próxima fase, como Bayern Munique, Chelsea, Real Madrid, Liverpool e o próprio City de Guardiola e perder, mais uma vez, a chance ganhar o torneio pela primeira vez.

O técnico argentino Mauricio Pochettino, claro, tem sua parcela de culpa por não conseguir dar ao PSG, com esse ataque dos sonhos, um padrão de jogo ao time. E Neymar, até aqui, segue bem apagado e longe dos seus melhores momentos pelo clube francês.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)