Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: seleção brasileira mostra força sem Neymar

Vinicius Júnior tenta lance pela seleção contra a Argentina - Lucas Figueiredo/CBF
Vinicius Júnior tenta lance pela seleção contra a Argentina Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

16/11/2021 22h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já classificada para a Copa do Mundo, a seleção brasileira foi para o seu jogo mais complicado nessas Eliminatórias e manteve sua invencibilidade nesta terça-feira (16), ao empatar com a Argentina em San Juan. Mesmo sem Neymar, a seleção de Tite mostrou força e foi melhor que os donos da casa, com Messi.

Com mudanças em relação ao time que garantiu a classificação na partida contra a Colômbia, na semana passada, em Itaquera, o Brasil manteve sua pegada, força na defesa e qualidade no meio de campo. Na defesa, Éder Militão entrou no lugar de Thiago Silva e fez uma partida segura. No meio, o volante Fabinho fez um partidaço jogando na vaga de Casemiro. Segundo o SofaScore, foram 7 desarmes e 9 duelos ganhos. Fred, mais uma vez, foi bem e quase fez um gol num rebote de escanteio, mandando a bola no travessão.

No ataque, Tite escalou o time com as mudanças que muitos esperavam. Vinícius Júnior começou como titular e atuando pela esquerda, na função que vinha sendo executada por Lucas Paquetá, que, por sua vez, jogou na posição do lesionado Neymar. No comando do ataque, Matheus Cunha, que quase marcou um golaço com um chute do meio de campo, foi o centroavante no lugar do apagado Gabriel Jesus.

A ausência de Neymar tirou, claro, muito do poder de criação e finalização, já que o jogador do PSG é o artilheiro do Brasil nas Eliminatórias com 7 gols e o líder em assistências (8). Mas a forma de atuar e o comportamento da seleção foram importante, mostrando que o time tem força sem o seu camisa 10.

A seleção brasileira voltou invicta da Argentina e segue com sua invencibilidade na competição desde a edição passada, desde 2015. Já são 30 jogos sem derrota e agora a seleção pode igualar o recorde de 31 partidas, entre 1954 e 1993. Restam 5 jogos para o Brasil nessas Eliminatórias e Tite poderá alcançar esse recorde ainda.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)