Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Antony foi o melhor brasileiro na estreia da Champions

Antony brilha na goleada do Ajax contra o Sporting na Liga dos Campeões - REUTERS
Antony brilha na goleada do Ajax contra o Sporting na Liga dos Campeões Imagem: REUTERS

Colunista do UOL

15/09/2021 20h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A primeira rodada da Liga dos Campeões 2021/22 começou com resultados inesperados (como a derrota do Manchester United para o Young Boys, o empate do PSG de Messi, Neymar e Mbappé contra o Brugge), mas também como boas vitórias de favoritos como Manchester City (6 x 3 no RB Leipzig), Chelsea (1 x 0 no Zenit), Bayern Munique (3 x 0 no Barcelona), Juventus (3 x 0 no Malmoe), Real Madrid (1 x 0 na Internazionale) e Liverpool (3 x 2 no Milan).

Nesses 16 primeiros jogos, alguns brasileiros se destacaram. Entre eles, o atacante Antony, medalha de ouro com a seleção brasileira nas Olimpíadas de Tóquio, que deu 3 assistências na goleada do Ajax-HOL sobre o Sporting, por 5 x 1, em Lisboa-POR — a Uefa contabilizou o passe dele que desviou, no 1º gol, como assistência.

O ex-atacante do São Paulo, de 21 anos, brilhou na partida, mas só não foi o melhor em campo já que o marfinense Sébastien Haller fez história ao marcar 4 gols, se tornando o primeiro africano a anotar 4 gols em um só jogo e o segundo na história a marcar 4 gols em um jogo de estreia, depois de Van Basten, com o Milan, em 1993.

Outro brasileiro que foi decisivo nesta quarta-feira (15) foi o atacante Rodrygo, que entrou aos 20 minutos do segundo tempo na partida contra a Inter de Milão, na Itália, e marcou o gol da vitória do Real Madrid aos 44 minutos. Vinícius Júnior, titular, teve um bom desempenho, assim como Éder Militão e Casemiro na importante vitória do time merengue.

Na Inglaterra, Gabriel Jesus entrou nos minutos finais, mas conseguiu deixar sua marca, fazendo o último gol do Manchester City na vitória por 6 x 3 sobre o RB Leipzig. Em seu 200º jogo pelo clube inglês, Gabriel Jesus chegou a marca de 17 gols pela Champions League, sendo agora o 9º brasileiro com mais gols na competição ao lado de Hulk e Willian, mas com apenas 31 jogos disputados.

Brasileiros com mais gols na Liga dos Campeões (1955-2021):
41 Neymar
30 Kaká
27 Rivaldo
25 Jardel
24 Élber
21 Luiz Adriano
18 Juninho Pernambucano
18 Ronaldinho Gaúcho
[17] Gabriel Jesus
17 Hulk
17 Willian
16 Romário
15 Roberto Carlos
15 Roberto Firmino
14 Adriano
14 Ronaldo

Na goleada do City, o experiente volante Fernandinho começou como titular e chegou ao seu 96º jogo na história da competição. Apenas Roberto Carlos (120), Daniel Alves (111) e Marcelo (99) entraram mais vezes em campo que ele na Champions. Mas Fernandinho bateu hoje o recorde de 15 participações, sendo o brasileiro com mais Champions disputadas na história, superando Maxwell e Marcelo (14 cada).

O lateral esquerdo Alex Sandro foi outro que teve uma boa atuação, com um gol feito na vitória da Juventus sobre o Malmoe por 3 x 0 fora de casa. Por outro lado, tivemos algumas decepções, como Neymar, com uma atuação apagada no empate do PSG contra o Brugge por 1 x 1, fora de casa, e Philippe Coutinho, que começou no banco do Barcelona e pouco fez na derrota por 3 x 0 para o Bayern Munique.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)