Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo: Jorginho é o grande favorito ao prêmio de melhor do mundo da Fifa

Jorginho converteu pênalti no título da Supercopa da Uefa pelo Chelsea anteontem (11), sobre o Villarreal-ESP - Lukas Schulze - UEFA/UEFA via Getty Images
Jorginho converteu pênalti no título da Supercopa da Uefa pelo Chelsea anteontem (11), sobre o Villarreal-ESP Imagem: Lukas Schulze - UEFA/UEFA via Getty Images

Colunista do UOL

26/08/2021 16h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Brasileiro naturalizado italiano, o volante Jorginho foi eleito nesta quinta-feira (26) o melhor jogador da temporada 2020/21 na Europa para Uefa. Criado em 2011, o prêmio da Uefa quase sempre tem o mesmo vencedor que o prêmio da Fifa para o melhor jogador do mundo. E pela jogada e pelos conquistados, vai ser difícil que Jorginho seja superado por De Bruyne, Kanté, Lukaku, Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé ou Lewandowski.

Nascido em Imbituba, Santa Catarina, o volante Jorginho nunca chegou a atuar profissionalmente no Brasil. Em 2007, aos 15 anos, se mudou para a Itália para jogar nas categorias de base do Verona. No país europeu, ficou até 2018, quando deixou o Napoli para defender o Chelsea, da Inglaterra, mas já como cidadão italiano e jogador da Azzurra.

Campeão e um dos grandes destaques do Chelsea na última Liga dos Campeões da Europa, Jorginho conseguiu o feito de ser também campeão da Euro com a seleção italiana, coroando uma temporada espetacular. Em 55 jogos, marcou 9 gols, deu 2 assistências, teve um acerto de 90% dos passes, fez 113 desarmes e recuperou 355 bolas segundo as estatísticas do SofaScore. Números impressionantes para um volante, que foi um dos líderes de suas equipes nas duas principais conquistas da temporada 2020/21.

Jorginho na temporada 2021/22 - SofaScore - SofaScore
Jorginho na temporada 2021/22
Imagem: SofaScore

Volante de forte marcação e excelente passe, Jorginho se especializou nas bolas paradas, sendo um exímio batedor de pênaltis. Aos 29 anos, o brasileiro foi um dos destaques da seleção italiana na Euro e um dos mais regulares na campanha invicta. Com o seu ótimo desempenho pelo Chelsea e pela seleção italiana, Jorginho figura com um dos favoritos ao prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa em 2021. Outros jogadores favoritos, como os franceses Mbappé e Kanté, o belga De Bruyne, o polonês Lewandowski não tiveram uma temporada com tantos títulos importantes. Messi, campeão da Copa América pela Argentina, pode ser seu maior concorrente.

Na seleção italiana desde 2016, Jorginho já disputou 35 jogos, marcou 5 gols pela Azzurra e sofreu apenas 3 derrotas, a última delas em 2018. Sem muito alarde, mas com muita técnica, eficiência e trabalho, Jorginho se tornou uma estrela e escreveu seu nome no futebol mundial.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)