Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo: Corinthians e São Paulo podem sonhar por vaga na Libertadores 2022

Jogadores do Corinthians se abraçam após gol de Roni contra o Athletico-PR - Gabriel Machado/AGIF
Jogadores do Corinthians se abraçam após gol de Roni contra o Athletico-PR Imagem: Gabriel Machado/AGIF

Colunista do UOL

24/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Corinthians e São Paulo venceram na última rodada do Brasileirão e estão entre os clubes que mais pontuaram nas últimas três rodadas. O Corinthians empatou com o Santos e depois bateu Ceará e Athletico-PR. Já o São Paulo vem de vitórias sobre Athletico-PR, Grêmio e Sport.

Subindo na tabela de classificação, os dois times, que tiveram um início ruim no campeonato, podem começar a sonhar com a vaga na próxima edição da Libertadores via Brasileirão. O Corinthians, com a vitória pulou para a 6ª colocação, algo que não conseguia desde a 31ª rodada de 2019. Já o São Paulo, que frequentou a zona do rebaixamento depois de ficar as 9 primeiras rodadas sem vitória, está na 12ª colocação, com 21 pontos, 3 a menos que o Corinthians.

Há pouco tempo, ao final da 14ª rodada, quando o Corinthians levou um sacode do Flamengo por 3 x 1 na Neo Química Arena, a situação era bem diferente, com o time na 11ª colocação e apresentando um futebol pobre. Já o São Paulo, que também levou um baile do Flamengo (5 x 1 no Maracanã), era o 17º na 14ª rodada, na zona do rebaixamento.

Com a entrada de Giuliano no time titular, o reforço de Renato Augusto e a possível chegada de Roger Guedes, o Corinthians mudou sua cara e já o seu jeito de jogar. A defesa se mostrou mais equilibrada, o meio-campo está bem acertado e a perspectiva é de que o clube brigue para ficar na parte de cima da tabela.

O São Paulo, eliminado da Copa Libertadores, terá mais tempo para se dedicar ao Brasileirão e tem na volta de jogadores lesionados a esperança de subir na tabela de classificação. Na vitória sobre o Sport, o atacante Luciano e o meia Benítez entraram na equipe, que praticamente contou com todos os principais jogadores.

Pensando que uma das vagas da Libertadores de 2022 fique com Flamengo, Atlético-MG ou Palmeiras, com o título da Libertadores 2021, o G6 do Brasileirão já vira um G7, aumentando bem as chances de Corinthians e São Paulo. Na Copa do Brasil, Galo e Flamengo têm ainda grandes chances de ficar com a taça, podendo aumentar o G7 para G8.

Com um turno pela frente, é bem possível que Corinthians e São Paulo consigam crescer no Brasileirão. Falar em briga pelo título ainda é muito distante. Até porque a pontuação do Atlético-MG e o seu próprio time são muitos superiores. Mas Corinthians e São Paulo podem sonhar com a vaga na Libertadores, sim. Algo que parecia um pouco improvável há poucas semanas.