Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Neymar será coadjuvante de Messi no PSG e isso será ótimo para o brasileiro

Neymar e Messi se abraçam na final da Copa América - Wagner Meier/Getty Images
Neymar e Messi se abraçam na final da Copa América Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Colunista do UOL

10/08/2021 19h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde que Neymar foi campeão da Libertadores pelo Santos, em 2011, e se consolidou como craque, já defendendo a seleção brasileira, a inevitável pergunta surgiu por aqui, como se isso fosse a coisa mais importante do mundo: quando Neymar será o melhor jogador do mundo? Em 2013, o brasileiro foi para o Barcelona e a cobrança aumentou, afinal estava no melhor time do mundo.

Mas Neymar, desde sempre, não se mostrou preocupado com isso. Chegou ao clube espanhol mostrando admiração, idolatria e respeito ao melhor jogador do mundo da atualidade. Em 5 anos no clube espanhol, Neymar foi coadjuvante de Messi e isso não tirou o brilho do brasileiro, que, de fato, nunca teve bola para superar Messi. E tudo bem.

Neymar foi campeão e artilheiro da Liga dos Campeões em 2015 e escreveu seu nome no clube catalão. Na reta final daquele que foi o último título continental da Champions, Neymar até brilhou mais do que Messi. E fez história ao formar o ataque MSN (Messi, Suárez e Neymar).

No PSG, Neymar terá novamente Messi ao seu lado. Agora, Neymar será o camisa 10 (que ele até ofereceu ao amigo Messi). Ao lado do argentino, Neymar tem a chance real de voltar a conquistar a Liga dos Campeões. De ganhar tudo pelo PSG e voltar a figurar entre as estrelas do futebol mundial. Messi pode fazer com que Neymar renda mais do que nas últimas temporadas, onde teve, muitas vezes, desempenho inferior ao do jovem Mbappé.

Messi, tranquilo, vencedor e gênio em campo, poderá ajudar Neymar a amadurecer mais em campo. A companhia de Messi pode ser benéfica para o brasileiro em vários aspectos. Até mesmo para a seleção brasileira. A postura de Messi, a dedicação de Messi, contagia. Não há problema algum Neymar voltar a ser seu coadjuvante.

Diferentemente da temporada 2020, quando ajudou o PSG a chegar à final da Liga dos Campeões, Neymar não deverá figurar na lista final dos 10 melhores jogadores do mundo da Fifa. Ele não brilhou tanto assim pelo PSG ou pela seleção. Com Messi, quem sabe, ele poderá resgatar seu melhor futebol e voltar a figurar nessa lista.

Mas acho que isso é o que menos importa. O fato de poder jogar ao lado do melhor jogador do mundo da atualidade e fazer um trio de ataque sensacional com Mbappé é excelente para Neymar.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)