Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abel errou na escalação do Palmeiras, mas acertou nas substituições

Abel Ferreira esbraveja orientações durante a partida entre São Paulo e Palmeiras, pelas quartas de final da Libertadores 2021. - Staff Images/Conmebol
Abel Ferreira esbraveja orientações durante a partida entre São Paulo e Palmeiras, pelas quartas de final da Libertadores 2021. Imagem: Staff Images/Conmebol

Colunista do UOL

10/08/2021 23h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São Paulo e Palmeiras empataram por 1 x 1 no jogo de ida das quartas de final da Libertadores de 2021 nesta terça-feira, no Morumbi, numa partida que teve o tricolor mandando na partida por 70 minutos, até os 25 do segundo tempo, e com o final com domínio palmeirense.

O Palmeiras, que entrou com uma escalação modificada pelo técnico Abel Ferreira, acabou sendo dominado na primeira etapa pelo São Paulo de Hernán Crespo. Com a volta de Rony ao time, o treinador português optou por começar com Breno Lopes ao seu lado no ataque, mas a escolha foi péssima para o time.

Breno teve duas boas chances de abrir o placar, mas acabou escorrendo e protagonizando duas finalizações bisonhas. Com outras opções para o setor ofensivo, como Wesley, Willian, Luiz Adriano, Gabriel Veron e até o meia Gustavo Scarpa, Abel Ferreira colocou Breno Lopes, mais limitado tecnicamente.

Na volta para o segundo tempo, Abel mexeu no time, colocando Wesley no lugar do fraco Breno Lopes e a mudança surtiu efeito. Wesley criou boas chances pelo lado esquerdo, segurando ainda os avanços de Daniel Alves, no mesmo momento em que Crespo tirou o São Paulo do 3-5-2, botando o time no 4-4-2.

Mas o São Paulo começou bem a segunda etapa e chegou ao gol aos 8 minutos com o volante Luan, que aproveitou a sobra após duas ótimas defesas do goleiro Weverton. Mesmo após o gol, o tricolor seguiu melhor, encurralando o Palmeiras em seu campo. Mas aos 22 minutos da etapa final, Abel botou Patrick de Paula no lugar do apagado Zé Rafael, fortaleceu a marcação do meio-campo e mudou o jogo. Logo em seguida, Patrick marcou um belo gol de falta, aos 28 minutos para empatar a partida.

O gol desestabilizou o São Paulo, que passou a ser pressionado pelo Palmeiras, justamente com Wesley e Patrick de Paula. O gol mostrou a força do elenco palmeirense, que conseguiu arrancar mais um bom resultado fora de casa e manteve sua invencibilidade recorde de 14 jogos como visitante na Libertadores.

Ótimo resultado para o Palmeiras, que vai para o jogo de volta, no Allianz Parque, podendo jogar pelo 0 x 0 para se classificar para a semifinal.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)