Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

As três maiores derrotas do Corinthians em Itaquera foram para o Flamengo

Gustavo Henrique comemora com Léo Pereira gol marcado pelo Flamengo contra o Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF
Gustavo Henrique comemora com Léo Pereira gol marcado pelo Flamengo contra o Corinthians Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

02/08/2021 14h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se em boa parte da década de 2010 o Corinthians conseguiu ser soberano sobre o Flamengo, a situação mudou muito nos últimos anos. A vitória do rubro-negro neste domingo por 3 x 1 foi a quarta seguida sobre o time paulista e a 7º nos últimos 8 confrontos entre eles pelo Brasileirão.

Além disso, foi a terceira maior derrota do Corinthians em casa, na Neo Química Arena, justamente para o rival que já havia aplicado as outras duas piores derrotas. Em 2018, na 28ª rodada, o Flamengo venceu por 3 x 0, com dois gols de Lucas Paquetá e um de Renê. Em 2020, o Corinthians apanhou por 5 x 1. Agora, levou de 3 x 1, num jogo em que poderia ter levando uma surra ainda maior.

Os passeis do Flamengo sobre o Corinthians tornaram-se frequentes nos últimos anos. Entre 2010 e 2016, em 13 jogos pelo Brasileirão, o Corinthians venceu 9 jogos, empatou 2 e perdeu apenas 2 contra o Flamengo, com direito a vitória por 3 x 0 no Maracanã e duas goleadas por 4 x 0 em São Paulo (uma no Pacaembu, outra em Itaquera).

Recentemente, porém, o histórico é todo favorável ao Flamengo. No Brasileirão, nos últimos 10 jogos, de 2016 a 2021, foram 7 vitórias e 3 empates. Pela Copa do Brasil, o Fla tem 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota (com uma eliminação de cada lado). No geral, pelo Brasileirão, o Flamengo tomou a frente no número de vitórias (29 a 26).

Em Itaquera, com a vitória desse domingo, o Flamengo soma 4 triunfos sobre o Corinthians (que venceu 3), sendo agora o 2º time com mais vitórias na Neo Química Arena, atrás apenas do Palmeiras, que ganhou 5 em 15 jogos.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)