Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como é chato ver brasileiro torcendo para a Argentina

Neymar e Lionel Messi conversam durante Brasil x Argentina disputado em 2016, pelas Eliminatórias da Copa de 2018 - AFP PHOTO / EVARISTO SA
Neymar e Lionel Messi conversam durante Brasil x Argentina disputado em 2016, pelas Eliminatórias da Copa de 2018 Imagem: AFP PHOTO / EVARISTO SA

Colunista do UOL

09/07/2021 10h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Veja um jogo de Copa do Mundo, Eurocopa ou Copa América. Todas as torcidas são extremamente apaixonadas por suas seleções. Pintam o rosto, cantam, vibram, fazem festa e apoiam seu país. Choram e sofrem em caso de derrota também. É algo natural. Como se estivessem torcendo para o seu clube de coração.

Não importa se o Sterling é do Manchester City. O inglês, mesmo sendo torcedor do rival Manchester United está lá cantando o nome dele e empolgado com seus dribles e seus gols. Chega a arrepiar ver novamente um estádio cheio com gente vibrando.

Mas aqui no Brasil acontece o contrário. Torcer para a seleção brasileira é careta, é chato, é ridículo na opinião de muitos. E não é de hoje. Não é porque a camisa amarela virou sinônimo de uma pessoa de direita bolsonarista. Isso vem de muito tempo. Desde que eu me conheço como gente. A CBF, como instituição corrupta que sempre foi, colaborou muito por isso. Mas diversos países têm problemas políticos também e não por isso seus torcedores resolveram odiar suas seleções.

Na Copa América de 1989, a seleção brasileira foi vaiada em Salvador pelo mau futebol e por não ter levado o atacante Charles, então campeão brasileiro pelo Bahia em 1988. O time de Lazaroni sofreu com isso. Tanto, que precisou sair da cidade e mandar seu jogo no Recife, onde foi recebida com festa.

Em 1998, num amistoso pré-Copa do Mundo, a torcida carioca cantou olé para a seleção argentina no Maracanã. O ódio por Zagallo ter chamado os paulistas Cafu, Zé Elias e Raí era tanto que o carioca achou mais legal torcer para o rival histórico. No início dos anos 2000, a torcida paulista, fria e chata como sempre com a seleção, arremessou bandeiras das arquibancadas do Morumbi para o chão.

O brasileiro não torce para sua seleção. Brasileiro não torce para jogador de time rival que está na seleção. Brasileiro acha nobre criticar a seleção e dizer que torce para Argentina ou para um time europeu. São-paulino acha que a seleção uruguaia representa muito mais seu time do que a seleção brasileira, só porque teve jogadores alguns bons do Uruguai em seu time.

Brasileiros descendentes de italianos estão em polvorosa nessa Euro. Postam com orgulho nas redes sociais que estão torcendo para a Itália. O orgulho por ter um sobrenome italiano faz com que a pessoa se ache superior e mostrar isso na rede social, menosprezando o Brasil, país onde nasceu e onde vive, é chique, descolado, bonito.

O amor incondicional do torcedor pelo seu clube está longe de acontecer aqui no Brasil. E cada vez mais, por conta da política e de um presidente com ideais retrógrados, essa distância só aumentou.

A elitização da torcida nos estádios em jogos da seleção levou um novo público para as arquibancadas. São os brasileiros ricos que se acham europeu lá. Não existe a identidade do brasileiro com sua seleção. Infelizmente.

Neymar fez um desabafo criticando quem vai torcer para a Argentina. Nesse ponto, acho que ele está coberto de razão. A desculpa da vez é dizer que vão torcer para o Messi, para que ele seja campeão pela primeira vez com a camisa da Argentina. Você acha que tem algum argentino torcendo pelo Brasil ou pelo Neymar? Fala sério...

Eu gostaria muito de torcer com orgulho para o meu país, que é pentacampeão mundial e respeitado no mundo todo por seu futebol. Mas isso soa ridículo hoje.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)