Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Duelo entre Neymar e Messi vai salvar a entediante Copa América

Neymar e Lionel Messi conversam durante Brasil x Argentina disputado em 2016, pelas Eliminatórias da Copa de 2018 - AFP PHOTO / EVARISTO SA
Neymar e Lionel Messi conversam durante Brasil x Argentina disputado em 2016, pelas Eliminatórias da Copa de 2018 Imagem: AFP PHOTO / EVARISTO SA

Colunista do UOL

07/07/2021 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Competição que começou toda errada, após Colômbia e Argentina desistirem de sedia-la, a Copa América de 2021 conheceu hoje seus finalistas, após poucas emoções em seus 23 jogos. Como esperado, Brasil e Argentina, os dois únicos invictos, vão se enfrentar na decisão no próximo dia 10 de julho.

Num torneio marcado por poucos destaques individuais, os dois principais nomes foram os mais esperados: Messi, pelo lado argentino, e Neymar, pelo lado brasileiro. Felizmente eles irão se enfrentar na final, num duelo que tem tudo para salvar a entediante Copa América.

Messi, artilheiro da competição com 4 gols (dois deles de falta) e líder em assistências (5), vem fazendo sua melhor Copa América em sua sexta edição. Curiosamente, na final contra o Brasil, ele se tornará o recordista de jogos na história da competição desde 1914, com 33 jogos, ao lado goleiro chileno Sergio Livingstone.

Jogador com mais partidas pela seleção argentina (150), Messi tem 76 gols e está a um gol de igualar Pelé, o sul-americano com mais gols em jogos oficiais por seleções. De quebra, busca ainda sua primeira vitória sobre a seleção brasileira aqui no Brasil. Até aqui foram três jogos, com um empate e duas derrotas e nenhum gol marcado.

Vice em 2007, 2015 e 2016, Messi luta para conquistar seu primeiro título com a seleção principal (foi campeão mundial sub-20 em 2005 e olímpico em 2008), e de quebra encerrar um jejum de 28 anos da Argentina — foi campeão pela última vez na Copa América de 1993.

Já Neymar, artilheiro da seleção brasileira com 2 gols, ao lado de Lucas Paquetá, é o segundo jogador com mais assistências nessa Copa América (3) e de longe o melhor brasileiro na competição. Jogando mais para o time, Neymar é quem mais cria chances de gol na competição (9 contra 4 de Messi), segundo o site SofaScore.

Ausente na edição de 2019, por lesão, Neymar busca seu primeiro título da Copa América e o segundo pela seleção brasileira — foi campeão da Copa das Confederações de 2013.

Duelo interessantíssimo entre os dois maiores protagonistas do futebol sul-americanos nos últimos 10 anos. Pela bola que vem jogando, Messi leva um pequeno favoritismo nessa final.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL