Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Argentina foi a última seleção a bater o Brasil no Maracanã

Gramado do Maracanã em 6 de julho de 2021, na semana da final da Copa América - Acervo pessoal
Gramado do Maracanã em 6 de julho de 2021, na semana da final da Copa América Imagem: Acervo pessoal

Colunista do UOL

07/07/2021 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Finalistas da Copa América 2021, Brasil e Argentina irão se enfrentar no Maracanã depois de 23 anos. Curiosamente, a seleção argentina foi a última a derrotar a seleção brasileira no lendário estádio carioca. Em 1998, num amistoso pré-Copa do Mundo da França, a Argentina venceu por 1 x 0, com gol do atacante Claudio López.

Naquele dia, a seleção brasileira, de Zagallo, Romário e Ronaldo, levou uma sonora vaia pelo mau futebol apresentado às vésperas da Copa diante de 100 mil torcedores no Maracanã. A revolta foi tanta que a torcida gritou olé para o time argentino. Cafu, Zé Elias e Raí, os paulistas da seleção, foram muito criticados e depois desse jogo apenas o lateral direito foi convocado para a Copa.

A seleção argentina, comandada por Daniel Passarella, tinha grandes nomes como Batistuta, Verón, Simeone, Ortega, Zanetti, chegou empolgada para a Copa da França, mas acabou parando na Holanda nas quartas de final. Já a seleção brasileira, do técnico Zagallo, acabou indo mais longe, sendo vice-campeã — perdeu a final para a França de Zidane.

A vitória da Argentina em 1998 foi a segunda contra o Brasil no Maracanã. Em 1957, na estreia de Pelé, com então 16 anos, os argentinos venceram por 2 x 1 pela pela Copa Rocca. No geral, Brasil e Argentina se enfrentaram 11 vezes, com 7 vitórias brasileiras, 2 empates e 2 vitórias argentinas.

Desde 1998, Brasil e Argentina voltaram a se enfrentar mais 8 vezes no Brasil, mas fora do Rio de Janeiro, com 7 vitórias brasileiras e 1 empate.

Pela Copa América, Brasil e Argentina jogaram três vezes no Maracanã. Em 1979, deu Brasil: 2 x 1, com gols de Zico e Tita diante da Argentina de Maradona. Em 1983, o Brasil do técnico Parreira empatou por 0 x 0 com a Argentina de Carlos Bilardo, que tinha Ricardo Gareca (hoje técnico do Peru), no ataque. Já em 1989, o Brasil venceu por 2 x 0, com gols de Bebeto e Romário, que deu ainda uma caneta em Maradona na partida.

Depois de perder para a Argentina em 1998, a seleção brasileira disputou mais 7 jogos no Maracanã, com 4 vitórias e 3 empates. Entre os triunfos, dois valeram título: 3 x 0 na Espanha, na final da Copa das Confederações de 2013, e 3 x 1 no Peru, na final da Copa América de 2019.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)