Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Espanha surpreende, mas Itália chega à final da Euro com justiça

Colunista do UOL

06/07/2021 18h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi um jogaço! Como já era esperado, Itália e Espanha fizeram uma semifinal emocionante na Euro 2020, no estádio Wembley, em Londres, e empataram por 1 x 1. Nos pênaltis, a seleção italiana levou a melhor e garantiu a vaga na final com a vitória por 4 x 3.

Essa é a 4ª vez que a seleção chega a final da Euro e agora busca o seu 2º título - o primeiro foi em 1968. Com o resultado, a Itália segue invicta na Euro 2020 com 4 vitórias e 2 empates. Além disso, segue com sua incrível série de 33 jogos sem derrota (27 vitórias e 6 empates) — não perde desde 2018.

Durante os 120 minutos, a Espanha surpreendeu e foi em muitos momentos superior ao time italiano. Com seu tradicional toque de bola, o time do técnico Luis Enrique teve incríveis 70% de posse de bola contra 30% da Itália de Roberto Mancini, segundo o site SofaScore. Nas finalizações, a Fúria também levou a melhor 16 contra 7.

Mas no segundo tempo, numa jogada característica, num rápido contra-ataque, a Itália saiu na frente com um belo gol de Chiesa aos 15 minutos. Aos 35 minutos, porém, a Espanha empatou com Morata e deu até a impressão de que poderia virar. Ainda mais na prorrogação. Mas nos pênaltis o goleiro Donnarumma garantiu a vitória italiana.

A Azzurra, campeã em 1968 e vice em 2000 e 2012 (depois de perder para a Espanha), busca agora o bicampeonato para coroar essa geração que reergueu o futebol italiano após o fiasca de 2018, quando ficou de fora da Copa do Mundo.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)