Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Messi fica a dois gols do recorde de Pelé por seleções sul-americanas

Lionel Messi comemora gol contra a Bolívia em vitória da Argentina pela Copa América - Buda Mendes/Getty Images
Lionel Messi comemora gol contra a Bolívia em vitória da Argentina pela Copa América Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Colunista do UOL

28/06/2021 22h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lionel Messi fez um grande jogo contra a Bolívia e liderou a goleada da Argentina por 4 x 1 nesta segunda-feira (28), garantindo o primeiro lugar de sua seleção no Grupo A da Copa América 2021, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O camisa 10 deu uma assistência e marcou 2 gols (o primeiro deles com rolando depois de 16 jogos pela Argentina), e se tornou artilheiro da competição com 3 gols.

Com os 2 gols diante da Bolívia, Messi chegou a marca de 75 gols com a camisa da seleção argentina e ficou agora a 2 dois gols de igualar Pelé, o sul-americano com mais gol por uma única seleção - fez 77 pela seleção brasileira em jogos oficiais.

Jogador com mais partidas pela seleção argentina (148 jogos agora), Messi chegou, além dos 75 gols, a 44 assistências, tendo agora participação em 119 gols com a camisa celeste e branca.

Sul-americanos com mais gols por seleções:
77 Pelé
[75] Messi (ARG)
68 Neymar
64 Luis Suárez (URU)
62 Ronaldo
55 Romário
54 Batistuta (ARG)
[53] Cavani (URU)
48 Zico
46 Alexis Sánchez (CHI)
42 Agüero (ARG)
40 Eduardo Vargas (CHI)
39 Bebeto
39 Guerrero (PER)
37 Marcelo Salas (CHI)

Terceiro jogador com mais jogos na história da Copa América, com 31 jogos, Messi tem a chance de se tornar o recordista ainda nesta edição de 2021, já que poderá disputar ainda mais 4 jogos e assim superar o chileno Sergio Livingstone (34 jogos). Hoje, Messi está a dois jogos de igualar o brasileiro Zizinho, o segundo com mais jogos (33 partidas).

Pela seleção argentina, na Copa América, Messi chegou agora a 12 gols, sendo o 4º maior artilheiro, atrás de Norberto Méndez (autor de 17 gols e o recordista da competição ao lado do brasileiro Zizinho), Batistuta e José Gabriel Moreno (13 gols cada).

Nas quartas de final, a Argentina de Messi pegará a seleção do Equador, em Goiânia. Se passar, pegar o vencedor de Uruguai x Colômbia na semifinal.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)