Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Atlético-MG pegou o pior chaveamento e Flamengo o melhor na Libertadores

Gabigol celebra gol marcado pelo Flamengo contra o Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF
Gabigol celebra gol marcado pelo Flamengo contra o Fluminense Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

01/06/2021 14h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol sorteou nesta terça-feira (1) os confrontos das oitavas de final e o chaveamento da competição até a final. Melhor time da fase de grupos, o Atlético-MG vai pegar o Boca Juniors nas oitavas e, se passar, terá pela frente outro argentino: o vencedor de River Plate e Argentinos Juniors. Vida dura para o Galo pela frente.

Ainda do lado dessa chave, estão São Paulo e Palmeiras, que podem se enfrentar nas quartas de final se passarem por Racing-ARG e Universidad Católia-CHI, respectivamente. Poderemos ter, assim, nas quartas, Atlético-MG x River Plate e São Paulo x Palmeiras.

Do outro lado da chave, o Flamengo pegou o Defensa y Justicia-ARG e, se passar, pega o vencedor de Internacional x Olimpia-PAR. Já os dois confrontos serão entre Barcelona-EQU x Vélez Sarsfield-ARG e Cerro Porteño-PAR x Fluminense. Assim, é possível imaginar um cenário com Flamengo x Inter e Vélez ou Barcelona x Fluminense nas quartas e, quem sabe, um Fla x Flu na semifinal.

Analisando friamente, o caminho do Flamengo para a final está mais tranquilo do que o de Palmeiras, Galo ou São Paulo. Em 2020, o Palmeiras conseguiu se dar muito bem nesse chaveamento, confirmou seu favoritismo, e chegou ao título.

Veja abaixo o retrospecto histórico na Libertadores entre os confrontos das oitavas de final de 2021:

Flamengo x Defensa y Justicia-ARG
Nunca se enfrentaram anteriormente

Internacional x Olimpia-PAR
6 jogos, 4 vitórias do Inter, 1 empate, 1 vitória do Olimpia. No único mata-mata na história entre eles, deu Olimpia na semifinal de 1989. Em 2021, o Inter goleou o Olimpia por 6 x 1 em Porto Alegre e venceu em Assunção por 1 x 0.

Barcelona-EQU x Vélez Sarsfield-ARG
Nunca se enfrentaram anteriormente

Cerro Porteño x Fluminense
Nunca se enfrentaram anteriormente pela Libertadores. Na Sul-Americana, o Flu eliminou o Cerro na semifinal de 2009

Atlético-MG x Boca Juniors-ARG
2 jogos, 2 vitórias do Boca Juniors. Se enfrentaram pelo grupo da fase semifinal de 1978. O Boca ganhou no Mineirão por 2 x 1 e na Bombonera por 3 x 1 e foi para a final. O grupo tinha ainda o River Plate. Os times se enfrentaram ainda na final da Copa Ouro de 1993 (Boca campeão) e nas quartas de final da Mercosul de 2000 (Galo classificado).

River Plate-ARG x Argentinos Juniors-ARG
3 jogos, 1 vitória do Argentinos, 2 empates e 0 vitória do River. Os times se enfrentaram no grupo da fase semifinal de 1986 e terminaram empatados em pontos. No jogo desempate, o River, com vantagem, levou a melhor e foi para a final depois o 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação.

Palmeiras x Universidad Católica-CHI
2 jogos, 2 vitórias do Palmeiras. Os times se enfrentaram na edição de 1968, na fase de grupos. Em 2000, na Mercosul, também na fase de grupos, o Palmeiras venceu no Chile (3 x 1) e empatou em casa (0 x 0).

São Paulo x Racing-ARG
2 jogos, 1 vitória do Racing, 1 empate, 0 vitória do São Paulo. Jogaram agora na fase de grupos de 2021. Na Argentina, empataram por 0 x 0. No Morumbi, o Racing bateu os reservas do São Paulo por 1 x 0.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)