Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Quem são os 10 maiores artilheiros do futebol mundial na atualidade

Cristiano Ronaldo comemora primeiro gol da partida entre Juventus e Napoli pelo Campeonato Italiano - Marco BERTORELLO / AFP
Cristiano Ronaldo comemora primeiro gol da partida entre Juventus e Napoli pelo Campeonato Italiano Imagem: Marco BERTORELLO / AFP

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada 2020/21 do futebol europeu terminou nas grandes com o fim dos campeonatos e das copas nacionais. Sábado (29), a final da Liga dos Campeões entre Manchester City e Chelsea marcará a encerramento.

Nessa temporada, o polonês Robert Lewandowski, do Bayern Munique, foi mais uma vez o destaque entre os principais goleadores do Velho Continente com 41 gols marcados no Campeonato Alemão. No geral, contando outras competições, Lewandowski marcou 48 gols pelo Bayern e superou a casa dos 500 gols em jogos oficiais na carreira.

Aos 32 anos, Lewandowski tem agora 541 gols e está a 23 gols do sueco Ibrahimovic, de 39 anos. Ibra, que vai perder a Euro por causa de uma lesão, deverá ser ultrapassado por Lewandowski na temporada 2021/22 na lista dos maiores artilheiros do futebol mundial em atividade.

Cristiano Ronaldo, que superou a marca de gols oficiais de Pelé nessa temporada 2020/21 (762 gols), se tornou o maior artilheiro do futebol em todos os tempos em competições oficiais. O português de 36 anos tem agora 777 gols, 34 a mais que Lionel Messi, artilheiro pelo 5º ano seguido do Campeonato Espanhol. Com 743 gols, Messi, 32 anos, está próximo também de superar Pelé na temporada 2021/22.

Na lista dos 10 maiores artilheiros do futebol mundial, entre os jogadores com mais de 400 gols, a novidade foi a entrada do brasileiro Fred, do Fluminense. Neymar, com 392 gols, tem a chance de ingressar em breve nesse grupo.

O brasileiro Magno Alves, de 45 anos, tem em suas contas 456 gols. Muitos, porém, em jogos não oficiais e também por divisões menores, que não entram nessa contagem. Em jogos oficias, o Magnata tem menos de 400 gols.

Maiores artilheiros do futebol mundial na atualidade (gols oficiais):

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)