PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Flamengo e Fluminense estão empatados nas finais diretas pelo Carioca

Pedro, do Flamengo, e Matheus Ferraz, do Fluminense, disputam bola na final do Carioca 2020 - Thiago Ribeiro/AGIF
Pedro, do Flamengo, e Matheus Ferraz, do Fluminense, disputam bola na final do Carioca 2020 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

11/05/2021 04h00

Finalistas do Campeonato Carioca 2021, Flamengo e Fluminense, os dois maiores campeões do Rio, voltarão a se enfrentar numa decisão estadual. Na história do Fla-Flu, essa será a 11ª final entre as duas equipes, que até aqui têm um retrospecto equilibrado, com 5 títulos para cada lado.

Em 2020, na última final entre eles, deu Flamengo, que conquistou seu 36º título carioca. O Fluminense, com 31 conquistas, busca diminuir essa diferença. Vasco, com 24 títulos, e Botafogo, com 21, aparecem depois na lista dos maiores campeões.

Desde 1906, Flamengo e Fluminense se enfrentaram em 10 edições diretas valendo o título Carioca. O tricolor foi campeão em 1936, 1941, 1973, 1984 e 1995. Já o rubro-negro foi campeão em cima do rival em 1963, 1972, 1991, 2017 e 2020.

Em outras edições, os times chegaram a brigar pelo título em triangulares ou em partidas antes da última rodada. O que geralmente traz uma confusão na hora de contabilizar as decisões diretas. Veja abaixo a lista das decisões e desses casos especiais.

Finais diretas do Carioca entre Flamengo e Fluminense:

1936 - Flu campeão

O Carioca contou com apenas seis participantes pela Liga Carioca de Football (América, Bonsucesso, Jequiá e Portuguesa, além de Fla-Flu), que se enfrentaram em três turnos (15 jogos). Como terminaram empatados com 23 pontos, Fla e Flu decidiram o título numa melhor de três jogos. Depois do 2 x 2 no primeiro jogo, o Flu fez 4 x 1 no segundo e garantiu o título com o 1 x 0 no terceiro jogo.

1941 - Flu campeão

No Carioca de 1941, curiosamente Fluminense e Flamengo chegaram para a última rodada com chances de título. O Tricolor tinha um ponto a mais e jogava pelo empate na Gávea. Depois de abrir 2 x 0, o Flu levou o empate (2 x 2) e no final do jogo seus jogadores tentavam jogar a bola para fora do estádio, em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas, no clássico que ficou conhecido como o "Fla-Flu da Lagoa".

1963 - Fla campeão

Como em 1941, novamente Flamengo e Fluminense chegaram à última rodada com chances de título e se enfrentando no confronto direto. Em 1963, porém, o Fla tinha vantagem de um ponto. Para o grande clássico, o Maracanã recebeu seu maior público em jogos de clubes (177.020 pagantes e 194.603 presentes), e viu o rubro-negro ser campeão com o 0 x 0.

1972 - Fla campeão

O Estadual de 1972 teve um triangular final com os campeões de cada turno: Flamengo (1º), Fluminense (2º) e Vasco (3º). Fla e Flu venceram o Vasco nas duas primeiras rodadas do triangular e decidiram o título no último jogo. O Flamengo venceu por 2 x 1, garantiu o título e empatou com o Flu no histórico em finais (2 x 2).

1973 - Flu campeão

Um ano depois, Flamengo, Fluminense e Vasco chegaram à reta final do Carioca brigando pelo título. Vencedor do 2º e do 3º turno, o Flu garantiu vaga na final e esperou o vencedor de Fla e Vasco. O rubro-negro ganhou e foi para decisão. Na finalíssima, o Flu abriu 2 x 0, levou o empate, mas depois fez mais dois gols no final da partida (4 x 2) e levou o título.

1984 - Flu campeão

Flamengo (campeão do 1º turno), Vasco (campeão do 2º turno) e Fluminense (melhor campanha na classificação geral), foram para o triangular final. Depois de vencerem o Vasco nas duas primeiras partidas, Fla e Flu foram para o último jogo decidindo o título. E com um gol de Assis nos minutos finais o Tricolor garantiu o bicampeonato.

1991 - Fla campeão

A final do Carioca de 1991 foi disputada entre o campeão do 1º turno (Flu) e o do 2º turno (Fla) em dois jogos. No primeiro, deu empate (1 x 1). No segundo, o rubro-negro fez 4 x 2 com gols de Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior e levou o título.

1995 - Flu campeão

No octagonal final, Fla e Flu chegaram ao último jogo sendo os dois únicos com chance de título. No ano de seu centenário, o Fla de Luxemburgo, Romário e Edmundo, jogava pelo empate para ser campeão. Mas na partida quem começou muito bem foi o Flu, que abriu 2 x 0 no 1º tempo. Na etapa final, o Fla empatou. Mas aos 42 do 2º tempo, Aílton chutou, a bola desviou na barriga de Renato Gaúcho e entrou, dando a vitória e o título do Tricolor.

2017 - Fla campeão

Flamengo e Fluminense decidiram o título Carioca de 2017 depois de passarem por Botafogo e Vasco, respectivamente, na semifinal. No 1º jogo da decisão, o Fla venceu por 1 x 0 com um gol de Éverton. Na segunda partida, o rubro-negro voltou a vencer (2 x 1), com gols de Guerrero e Rodinei e conquistou o título sobre o rival.

2020 - Fla campeão

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo teve a chance de ganhar o título estadual na Taça Rio, mas perdeu a decisão nos pênaltis para o Fluminense. Assim, os dois voltaram a se enfrentar na final do campeonato. No jogo de ida, o Fla venceu por 2 x 1 com gols de Pedro e Michael. No jogo de volta, deu Flamengo de novo: 1 x 0, gol de Vitinho nos acréscimos.

Em outros anos (1914, 1919, 1920, 1969 e 1983), Flamengo e Fluminense se enfrentaram em jogos que não definiram o campeonato, já que ainda precisam disputar outros jogos. Apesar de terem jogado nas rodadas finais, os confrontos desses anos não entraram nas contas das finais diretas entre eles.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL