Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

São Paulo tem em média o dobro de gols do Corinthians em 2021

Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Pablo contra o Rentistas - MAURíCIO RUMMENS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Pablo contra o Rentistas Imagem: MAURíCIO RUMMENS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

01/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Corinthians e São Paulo chegam para o clássico desse domingo (2), na Neo Química Arena, pela 1ª fase do Paulistão, em momentos distintos.

Time de melhor campanha no campeonato e vindo de oito vitórias consecutivas na temporada, o Tricolor está 100% na Libertadores e classificado para as quartas do Paulistão. Já o Corinthians, vem de derrota na Sul-Americana em casa para o Peñarol e atuações irregulares na Copa do Brasil e no Estadual.

Desempenho de Hernán Crespo com o São Paulo em 2021 - SofaScore - SofaScore
Desempenho de Hernán Crespo com o São Paulo em 2021
Imagem: SofaScore

Na temporada 2021, desde a chegada do técnico argentino Hernán Crespo, o São Paulo vem apresentando um futebol consistente, ofensivo e com evolução na parte tática a cada jogo, mesclando titulares do último Brasileirão com destaques da base. Em 12 jogos, até aqui, o time conseguiu 10 vitórias (sendo 8 seguidas agora), e perdeu apenas uma vez, para o Novorizontino, na 4ª rodada do Paulistão. Com 86,1% de aproveitamento e 100% até aqui na Libertadores, o Tricolor chega para o clássico como favorito.

Desempenho de Vágner Mancini com o Corinthians na temporada 2021 - SofaScore - SofaScore
Desempenho de Vágner Mancini com o Corinthians na temporada 2021
Imagem: SofaScore

Já o Corinthians de Vagner Mancini, em 2021, vem patinando na temporada. Depois de uma reta final ruim no Brasileirão, ficando fora do G8 e da vaga na Libertadores, o time vem mostrando um futebol irregular, mas tendo um desempenho ruim na maioria dos jogos. No Paulistão, apesar de ter a 3ª melhor campanha, o Alvinegro vem com resultados ruins recentes. Na Copa do Brasil, passou com sufoco pelo Retrô-PE, nos pênaltis, e na Sul-Americana está praticamente sem chance de classificação após perder para o Peñarol-URU.

Desempenho ofensivo de Corinthians e São Paulo em 2021 - SofaScore - SofaScore
Desempenho ofensivo de Corinthians e São Paulo em 2021
Imagem: SofaScore

No comparativo das duas equipes nessa temporada 2021, o São Paulo tem números muito superiores aos do Corinthians, principalmente no setor ofensivo. Além de ter em média o dobro de gols do Corinthians (2,5 x 1,2), o São Paulo é melhor nas grandes chances criadas (2,7 x 0,9), na pontaria (48% de acerto contra 40% do Corinthians), no número de chutes para marcar (3,9 x 8,4), além de ter mais posse de bola que o adversário (63% x 46%), segundo as estatísticas do SofaScore.

Desempenho defensivo de Corinthians e São Paulo em 2021 - SofaScore - SofaScore
Desempenho defensivo de Corinthians e São Paulo em 2021
Imagem: SofaScore

Na parte defensiva, a diferença entre eles não é tão gritante quanto no ataque, mas ainda assim mostra uma superioridade tricolor. Além de sofrer menos gols em média (0,5 x 0,6), o São Paulo cede menos grandes chances aos adversários (0,6 x 1,3) e tem mais jogos sem sofrer gol (67% deles contra 57% do Corinthians). O Tricolor tem também uma média maior de desarmes (14,6 x 14,2) e de bolas recuperadas (56,9 x 52,9), segundo os dados do SofaScore.

Tudo bem que o histórico em Itaquera não favorece o São Paulo (são 10 derrotas e 3 empates em 13 jogos), mas com tamanha superioridade nesse início de temporada, fica difícil não cravar no grande favoritismo do Tricolor na partida, com a enorme chance de encerrar esse incômodo jejum na casa nova do rival.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)