PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Palmeiras venceu 33% das finais sul-americanas; veja o ranking de títulos

Braian Romero comemora gol do Defensa y Justicia contra o Palmeiras, pela Recopa Sul-Americana - Divulgação / Conmebol
Braian Romero comemora gol do Defensa y Justicia contra o Palmeiras, pela Recopa Sul-Americana Imagem: Divulgação / Conmebol
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

16/04/2021 04h00

Vice-campeão da Recopa Sul-Americana 2021, o Palmeiras perdeu sua 6ª decisão continental em 9 finais disputadas, ficando com um aproveitamento de 33% no número de títulos, um dos piores entre os times brasileiros.

Campeão da Libertadores em 1999 e 2020 e da Copa Mercosul 1998, o Palmeiras foi vice da Libertadores em 1961, 1968, 2000, da Copa Mercosul (1999 e 2000) e agora da Recopa Sul-Americana.

Desde 1960, no início da Libertadores, foram disputadas 80 finais de torneio sul-americanos envolvendo clubes brasileiros, contando competições como Supercopa Libertadores, Copa Conmebol, Copa Mercosul, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Master e Copa Ouro.

Entre os clubes com mais títulos, o São Paulo lidera o ranking com 9 títulos, seguido por Cruzeiro (6) e outros 4 times com 5 títulos cada: Grêmio, Internacional, Santos e Flamengo.

Clubes brasileiros com mais títulos sul-americanos:
9 São Paulo
6 Cruzeiro
5 Grêmio
5 Internacional
5 Santos
5 Flamengo
4 Atlético-MG
3 Palmeiras
2 Corinthians
2 Vasco
1 Botafogo
1 Chapecoense
1 Athletico-PR

Já entre os clubes com mais vices, o São Paulo também lidera, seguido por Cruzeiro (7), Palmeiras (6) e Flamengo (4). Mas em termos de aproveitamento, Athletico-PR e Palmeiras, com 33,3%, têm os piores índices entre aqueles que já ganharam títulos. Por outro lado, Corinthians e Vasco, que disputaram apenas duas finais, são os únicos 100%.

Desempenho dos clubes brasileiros em finais de competições sul-americanas:

Finais sul-americanas com envolvendo clubes brasileiros:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL