Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Vinícius Júnior alcança feito de Neymar, Kaká e Rivaldo na Champions

Vinicius Junior comemora seu gol pelo Real Madrid contra o Liverpool pela Liga dos Campeões - Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images
Vinicius Junior comemora seu gol pelo Real Madrid contra o Liverpool pela Liga dos Campeões Imagem: Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images

Colunista do UOL

07/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vinícius Júnior teve uma atuação de gala na vitória do Real Madrid sobre o Liverpool por 3 a 1 nessa terça-feira (6), certamente sua melhor com a camisa do clube espanhol desde sua chegada, em 2018.

Autor de 2 gols na partida (conseguiu esse feito pela primeira vez em 106 jogos disputado), Vini abriu o caminho da vitória do time de Zidane numa jogada sensacional. Depois de receber um ótimo lançamento de Kross (do campo de defesa do Real), o atacante brasileiro teve uma ótima noção de tempo de bola, se infiltrou entre dois zagueiros altos do time inglês, ganhou na corrida, matou a bola no peito e finalizou com precisão na entrada da área.

Na segunda etapa, completou com estilo um passe de Luka Modric e definiu a vitória por 3 a 1, dando boa vantagem ao time espanhol para o jogo de volta, na Inglaterra.

Com os 2 gols em um único jogo de quarta de final da Liga dos Campeões, Vinícius Júnior alcançou uma marca que poucos (e bons) jogadores brasileiros já conseguiram. Desde 1955, na história da competição, apenas outros quatro jogadores conseguiram isso.

Em 2000, Rivaldo, então jogador do Barcelona e com o status de melhor do mundo, fez 2 gols na vitória do time catalão por 5 a 1 sobre o Chelsea (3 a 1 no tempo normal e 2 a 0 na prorrogação). Rivaldo abriu o placar aos 24 minutos e depois fez 4 a 1 aos 9 minutos da prorrogação.

Em 2004, Kaká marcou duas vezes na vitória do Milan sobre o La Coruña-ESP por 4 a 1, no estádio San Siro. Naquele ano, porém, o Milan perdeu por 4 a 0 na Espanha e foi eliminado. Já em 2015, Neymar marcou 2 gols na vitória do Barcelona por 2 a 0 sobre o PSG, que garantiu o time na semifinal.

Já o ex-atacante Ronaldo Fenômeno foi o único brasileiro a marcar 3 gols em um único jogo de quartas de final da Champions League. Em 2003, o então centroavante do Real Madrid fez os 3 gols do time na derrota para o Manchester United no Old Trafford, na Inglaterra, por 4 a 3, que garantiu o time espanhol na semifinal.

Brasileiros com mais gols em um único jogo nas quartas da Champions (1955-2021):
3 Ronaldo (Real Madrid 3 x 4 Manchester United, 2003)
2 Rivaldo (Barcelona 5 x 1 Chelsea, 2000)
2 Kaká (Milan 4 x 1 La Coruña, 2004)
2 Neymar (Barcelona 2x0 PSG, 2015)
[2] Vinícius Júnior (Real Madrid 3 x 1 Liverpool, 2021)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL