Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Cristiano Ronaldo entra no top 10 dos atletas com mais jogos por seleções

Cristiano Ronaldo durante jogo entre Portugal e Azerbaijão pelas Eliminatórias para a Eurocopa - BERTORELLO / AFP
Cristiano Ronaldo durante jogo entre Portugal e Azerbaijão pelas Eliminatórias para a Eurocopa Imagem: BERTORELLO / AFP

Colunista do UOL

25/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo estreou nesta quarta-feira (24) nas Eliminatórias da Europa para a Copa de 2022, na vitória sobre a seleção do Azerbaijão por 1 a 0, e chegou a 171 jogos pela seleção portuguesa, na qual é o recordista de partidas e também o maior artilheiro (102).

Apesar de passar em branco na vitória de Portugal, CR7 atingiu uma marca significativa no confronto. Com 171 partidas, o atacante entrou para o seleto grupo dos jogadores com mais jogos disputados por seleções nacionais na história do futebol.

Até hoje, o recordista é o egípcio Ahmed Hassan com 184 partidas entre 1995 e 2021. Na segunda posição estão Ahmed Mubarak, de Omã, e Bader Al-Mutawa, do Kuwait, com 180 jogos cada. Ambos estão em atividade e podem, ainda em 2021, alcançar o recorde mundial.

Na 4º posição estão o saudita Mohamed Al-Deayea e o zagueiro Sergio Ramos, da Espanha, com 178 jogos cada. Sergio Ramos, capitão da Fúria, é o jogador em atividade e também o europeu com mais jogos por seleções.

Cristiano Ronaldo, com 171 jogos e na 10ª posição, pode ainda alcançar o 7º lugar, dividido hoje por três jogadores, entre eles o goleiro Buffon, da Itália, seu companheiro de Juventus, mas já aposentado da Azzurra.

10 jogadores com mais partidas por seleções nacionais na história do futebol:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)