Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Palmeiras supera Corinthians em todos campeonatos; fato é raro entre rivais

Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado contra o Corinthians em clássico do Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado contra o Corinthians em clássico do Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão Paulista e da Libertadores, finalista da Copa do Brasil e pelo menos um dos 8 primeiros no Brasileirão, o Palmeiras vai fechar a temporada de 2020 à frente do rival Corinthians em todas as competições disputadas por eles. Algo raro na história deles e que ainda não havia acontecido a favor do Palmeiras neste século 21.

A última vez em que o Palmeiras fechou uma temporada com um desempenho melhor em todas as competições disputadas por eles foi em 1996 (Brasileirão, Copa do Brasil e Paulistão). Em 2000, o Verdão ficou à frente em 5 das 6 competições disputadas —foi melhor no Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo e Copa Mercosul e pior apenas no Paulistão.

Além de 2020, o Palmeiras já fechou uma temporada sendo melhor que o Corinthians em todos os campeonatos em 1993 (quando ganhou duas finais em cima do rival, inclusive —Paulistão e Rio-São Paulo), 1994 e 1996. Já o Corinthians foi melhor em todas as competições em uma só temporada em 2013 (Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores) e em 2002 (Paulistão, Brasileirão, Rio-São Paulo, Copa do Brasil e Mercosul).

Em 2020, o Palmeiras conquistou o Paulistão em cima do Corinthians, nos pênaltis, no Allianz Parque, tirando a chance do Alvinegro se sagrar tetracampeão pela primeira vez na história. Na Libertadores, o Corinthians caiu na segunda fase (preliminar) e nem sequer chegou à fase de grupos, enquanto o Palmeiras ficou com o título.

Na Copa do Brasil, Corinthians e Palmeiras entraram nas oitavas de final, mas o Alvinegro caiu logo no primeiro mata-mata contra o América Mineiro. Já o Palmeiras fará nos próximos dois domingos (28/2 e 7/3) a final contra o Grêmio. Já no Brasileirão, após o empate contra o Vasco, o Corinthians fechou a 37ª rodada com 50 pontos na 10º colocação, 8 pontos a menos que o Palmeiras, o 7º colocado e com um jogo ainda para disputar.

Vezes em que Corinthians e Palmeiras ficaram à frente do rival nos campeonatos disputados por ambos numa mesma temporada:

6 campeonatos disputados
Palmeiras na frente em 5
2000 - Brasileirão, Rio-São Paulo, Copa do Brasil, Libertadores e Mercosul / Paulistão

Palmeiras na frente em 4
1999 - Rio-São Paulo, Copa do Brasil, Libertadores e Mercosul / Paulistão e Brasileirão

5 campeonatos disputados
Corinthians na frente em 4
2002 - Paulistão, Brasileirão, Rio-São Paulo e Copa do Brasil

4 campeonatos disputados
Palmeiras na frente em 4
2020 - Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores

Palmeiras na frente em 3
1997 - Brasileirão, Rio-São Paulo e Copa do Brasil / Paulistão

Corinthians na frente em 3
2016 - Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores / Brasileirão

3 campeonatos disputados
Palmeiras na frente em 3
1993 - Paulistão, Brasileirão e Rio-São Paulo
1994 - Paulistão, Brasileirão e Copa do Brasil
1996 - Paulistão, Brasileirão e Copa do Brasil

Corinthians na frente em 3
2013 - Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Corinthians não ficou à frente do Palmeiras na Mercosul de 2002. O torneio naquele ano mudou de nome para Copa Sul-Americana e não contou com a presença de brasileiros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL