Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Como em 2009, Flamengo pode ganhar o título sendo líder só por 2 rodadas

Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro foram o quarteto ofensivo do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro foram o quarteto ofensivo do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A história do Campeonato Brasileiro de 2009 está próxima de se repetir. Campeão brasileiro naquele ano, sendo líder por apenas 2 rodadas, o Flamengo está agora a uma vitória de repetir o feito daquele ano.

Depois de ganhar do Internacional por 2 x 1, de virada, no Maracanã, neste domingo (21), o rubro-negro assumiu a liderança pela primeira vez no Brasileirão 2020 e pode se tornar campeão com a vitória sobre o São Paulo na próxima quinta-feira (25). O Internacional, que agora está 2 pontos atrás, precisa vencer o Corinthians, no Beira-Rio, e torcer para o Flamengo não ganhar na 38ª rodada para ser campeão.

Rodadas na liderança do Brasileirão 2020:
14 - Internacional
14 - São Paulo
7 - Atlético-MG
[1] - Flamengo
1 - Vasco

Em 2009, o Flamengo, de Adriano e Petkovic, era o 6º colocado na 32ª rodada, 6 pontos atrás do líder Palmeiras. Nos últimos jogos, venceu o Santos em casa (1 a 0), Atlético-MG fora (3 a 1), Náutico fora (2 a 0) e depois empatou com o Goiás, no Maracanã (0 a 0), na 36ª rodada. Por sorte, o Botafogo bateu o líder São Paulo, que continuou apenas 1 ponto à frente do Fla (62 a 61).

Na 37ª rodada, o Flamengo venceu o Corinthians fora de casa (2 a 0) e contou com um novo tropeço do São Paulo (perdeu para o Goiás por 4 a 2, no Serra Dourada), para assumir a liderança pela 1ª vez naquele Brasileirão. Na última rodada, com gols dos zagueiros David Braz e Ronaldo Angelim, o Fla venceu o Grêmio no Maracanã e ganhou o seu 1º título Brasileiro na era dos pontos corridos.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado no título do texto, o ano que o Flamengo foi campeão brasileiro sendo líder só por duas rodadas foi em 2009, e não 2019. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL