Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem Neymar e com Mbappé como protagonista, PSG amassa o Barcelona de Messi

Mbappé comemora um de seus gols marcados pelo PSG contra o Barcelona, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões - Albert Gea/Reuters
Mbappé comemora um de seus gols marcados pelo PSG contra o Barcelona, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões Imagem: Albert Gea/Reuters

Colunista do UOL

16/02/2021 18h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com uma atuação de gala do francês Mbappé e sem Neymar, o PSG venceu o Barcelona, de virada, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira (16) por 4 x 1, no Camp Nou, e praticamente garantiu sua classificação.

Aos 22 anos, Mbappé marcou 3 gols, criou ainda uma outra chance clara (parou em Ter Stegen), venceu 7 de 8 dribles e sobrou em campo. Mesmo sem Neymar, o PSG aniquilou o Barça de Messi, que marcou um gol de pênalti e mais nada na partida.

Sob o comando do técnico argentino Mauricio Pochettino pela primeira vez nessa Liga dos Campeões, o PSG foi muito superior durante os 90 minutos sobre o time do holandês Ronald Koeman. Com o resultado, o Barcelona pode voltar a cair nas oitavas de final depois 14 edições - a última havia sido em 2006/07 para o Liverpool.

Invicto no Camp Nou com um recorde de 37 partidas, o Barcelona voltou a perder em seu estádio pelo segundo jogo consecutivo. No fim do ano passado, levou de 3 x 0 da Juventus. Agora, perde para o PSG por 4 x 1. Curiosamente, o time catalão vai sendo eliminado com goleada nos mata-matas.

Em 2017, a Juventus ganhou de 3 x 0 num dos jogos das quartas. Em 2018, o Barça caiu com um 3 x 0 para o Roma depois de ganhar de 4 x 1 em casa nas quartas. Em 2019, fez 3 x 0 no Liverpool na ida e foi eliminado na semifinal depois de tomar de 4 x 0 na Inglaterra. Já em 2020, caiu nas quartas depois da história 8 x 2 do Bayern Munique.

Já Kylian Mbappé com os 3 gols que fez no Barça, chegou a 111 gols e se tornou o 3º maior artilheiro da história do PSG, atrás de Cavani (200) e Ibrahimovic (156). Na Liga dos Campeões, tem agora 24 gols em apenas 41 jogos e se tornou o primeiro a marcar 3 gols no Barcelona no Camp Nou em um jogo de mata-matas da Champions.

Na história do Barça, em jogos oficiais de competição, Mbappé se tornou o 8º jogador a marcar 3 gols no Camp Nou. Antes dele, marcaram Luis Aragonés (Campeonato Espanhol de 1961), Puskás (Campeonato Espanhol de 1961), Kurbos (Recopa Europeia de 1984), Peña (Campeonato Espanhol de 1987), o brasileiro Baltazar (Campeonato Espanhol de 1989), Pantic (Copa do Rei da Espanha 1997 (fez 4 gols), Shevchenko (Liga dos Campeões de 1997), e Forlán (Campeonato Espanhol de 2005).

A goleada de 4 x 1 do PSG foi a maior sofrida por Messi no Camp Nou. Justamente naquele que pode ter sido seu último jogo pelo clube na competição.

A histórica atuação de Mbappé rendeu elogios de seu colega Neymar no twitter.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)