Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Campanha e próximos jogos: por que o Flamengo é favorito contra o Inter

Heitor tenta desarmar Vitinho, durante a partida entre Inter e Flamengo - Pedro H. Tesch/AGIF
Heitor tenta desarmar Vitinho, durante a partida entre Inter e Flamengo Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colunista do UOL

12/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Faltando três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2020, dois clubes estão na briga direta pelo título: o atual campeão Flamengo, com 65 pontos, e o líder Internacional, que tem 66 pontos e luta para encerrar o jejum de 41 anos na competição.

Fla e Inter jogarão no próximo domingo (14), no mesmo horário, às 16h, pela antepenúltima rodada. O Rubro-Negro contra o Corinthians, no Maracanã, e o Colorado contra o Vasco, em São Januário. Já na próxima rodada (37ª), os dois rivais irão se enfrentar no Maracanã podendo valer a taça, dependendo dos resultados desse próximo domingo. Analisando o desempenho dos times no campeonato e os próximos adversários, o Flamengo chega como favorito ao título.

De acordo com as estatísticas do SofaScore, o time de Rogério Ceni chega com números mais expressivos no comparativo entre eles (veja gráficos abaixo). O Rubro-Negro cria mais chances de gol, tem mais posse de bola, acerta mais passes, finaliza mais, dribla mais, desarma mais e recupera mais bolas. O Inter, que tem uma melhor defesa, vem melhor na conversão das grandes chances criadas, sendo mais eficiente (precisa de menos finalizações para marcar). Confira abaixo o comparativo ofensivo, defensivo, dos treinadores, dos destaques das equipes e dos próximos adversários.

Parte ofensiva

Desempenho de Internacional e Flamengo na parte ofensiva no Brasileirão 2020 - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Desempenho de Internacional e Flamengo na parte ofensiva no Brasileirão 2020
Imagem: Reprodução/SofaScore

Time que mais cria chances no Brasileirão, o Flamengo é também o time que mais desperdiça grandes chances no torneio. Dono do melhor ataque (63 gols), o Rubro-Negro poderia até ter muito mais gols na competição, caso não perdesse tantas oportunidades (31% de conversão das grandes chances criadas).

Em comparação com o Inter, o Flamengo teve mais posse de bola (60% x 50%), um número maior de passes por jogo (467 x 341), mais cruzamentos certos (5,0 x 4,5) e mais dribles certos. No geral, vem mostrando superioridade sobre os adversários na maioria dos jogos. O Inter, em sua sequência de 9 vitórias seguidas, teve menos posse de bola que os adversários. Por outro lado, se mostrou bem mais eficiente nas chances criadas, tendo um pontaria melhor.

Parte defensiva

Desempenho defensivo de Inter e Flamengo no Brasileirão 2020 - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Desempenho defensivo de Inter e Flamengo no Brasileirão 2020
Imagem: Reprodução/SofaScore

Dono da melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 33 gols sofridos em 35 jogos (0,94 por partida), contra 0,96 do Palmeiras (32 gols sofridos em 33 jogos), o Inter vem mostrando um desempenho melhor que o Flamengo, que levou 44 gols (1,26 por jogo). O Colorado ficou ainda 13 jogos sem levar gol contra 9 do Rubro-Negro e precisa de mais chutes para sofrer um gol (8,3 x 6,4).

Por outro lado, o Flamengo tem números superiores na parte defensiva mesmo tendo levado mais gols. O time de Ceni desarma mais (16,2 x 14,9), consegue mais interceptações (12,0 x 11,5), recupera mais bolas (57,4 x 54,8), faz menos faltas (16,2 x 17,7) e ganha mais duelos (52% x 48%).

Ceni x Abelão

Desempenho de Rogério Ceni (Flamengo) e Abel Braga (Internacional) no Brasileirão 2020 - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Desempenho de Rogério Ceni e Abel Braga no Brasileirão 2020
Imagem: Reprodução/SofaScore

Rogério Ceni e Abel Braga assumiram Flamengo e Internacional, respectivamente, no início do 2º turno e tiveram problemas parecidos no início de trabalho, quando foram eliminados nas oitavas de final da Libertadores e nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois disso, conseguiram se recuperar no Brasileirão e chegam à 36ª rodada com números idênticos: 15 jogos, 9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas cada e 66,7% de aproveitamento.

Nos gols sofridos, os dois também têm números iguais (15). No ataque, o Flamengo de Ceni foi um pouco melhor (30 gols contra 26 do Colorado). Com Ceni, o Flamengo tem ainda posse de bola maior do que o Inter de Abel (60,1% x 44,7%) e cria muito mais chances de gol (58 x 38). Além disso, o Fla também cede menos chances de gol (15 x 20).

Destaques no ataque

Gabigol x Yuri Alberto no Brasileirão 2020 - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Gabigol x Yuri Alberto no Brasileirão 2020
Imagem: Reprodução/SofaScore

Sem Guerrero e sem Thiago Galhardo, o Internacional teve nesse 2º turno, principalmente na era Abel Braga, o atacante Yuri Alberto como seu principal centroavante e referência no ataque. O jovem atacante de 19 anos marcou 10 gols no Brasileirão, em 20 jogos, e tem um índice melhor de conversão de grandes chances criadas (60%). Desde os 3 gols que fez contra o São Paulo, no Morumbi, porém, não marcou mais nos quatro jogos seguintes.

Já o atacante Gabigol, artilheiro dos últimos dois Brasileiros (2018 pelo Santos e 2019 pelo Flamengo), voltou a sua melhor fase goleadora — marcou nos últimos 4 jogos. No geral, o centroavante do Rubro-Negro tem mais gols (12 x 10) e cria mais chances de gol (28 x 15). Apesar de perder muito mais gols, tem se mostrado mais eficiente e pode fazer a diferença nessa reta final.

Volantes decisivos

Gerson (Flamengo) x Edenílson (Internacional) no Brasileirão 2020 - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Gerson (Flamengo) x Edenílson (Internacional) no Brasileirão 2020
Imagem: Reprodução/SofaScore

Dois dos melhores volantes do Brasileirão 2020, Edenílson (Internacional) e Gerson (Flamengo) vêm se destacando novamente na temporada 2020 tanto na parte defensiva como na parte ofensiva, sendo duas peças fundamentais nos esquemas de Abel Braga e Rogério Ceni. Presentes em quase todos os jogos das duas equipes, não é exagero colocá-los entre os melhores não só de Flamengo e Inter como do Brasileirão.

No duelo entre eles, Edenílson tem mais gols (5 x 1) e mais assistências (5 x 3), tendo participação maior em gols. Nos passes decisivos, ambos estão empatados (1,1 em média por jogo). Nos dribles, Gerson é melhor (2,9 x 0,8), assim como nos desarmes (1,6 x 1,0). No geral, o volante do Rubro-Negro tem ainda, pelo mapa de calor, mobilidade maior em campo.

Flamengo x Corinthians

Corinthians nos últimos 5 jogos do Brasileirão 2020 - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Corinthians nos últimos 5 jogos no Brasileirão 2020
Imagem: Reprodução/SofaScore

Na próxima rodada (36ª), o Flamengo vai receber o Corinthians no Maracanã, tendo a chance de pegar a liderança ou, pelo menos, não deixar o Internacional aumentar a diferença de 1 ponto, para chegar ao confronto direto contra o Colorado com chance de ultrapassar o rival e entrar na última rodada dependendo de si para ser bicampeão.

No 1º turno, o Flamengo venceu o Corinthians com uma goleada histórica por 5 a 1, em Itaquera. O time paulista, que briga pelo 8º lugar no Brasileirão e por uma vaga na fase preliminar da Libertadores, vem tendo desempenho regular nos últimos jogos (46,6% de aproveitamento). Nesses últimos jogos, foi goleado pelo Palmeiras, perdeu para o Bragantino (casa) e Bahia (fora). Contra o Corinthians, o Flamengo defende uma invencibilidade de 6 jogos no geral (5 vitórias e 1 empate) e 6 jogos sem derrota em casa.

Vasco x Internacional

Vasco nos últimos 5 jogos do Brasileirão 2020 - Reprodução/SofaScore - Reprodução/SofaScore
Vasco nos últimos 5 jogos do Brasileirão 2020
Imagem: Reprodução/SofaScore

No 1º turno, o Internacional venceu o Vasco por 2 a 0, no Beira-Rio, mas isso foi quando os times tinham ainda técnicos diferentes (os gringos Eduardo Coudet e Ricardo Sá Pinto). Agora, no duelo entre os experientes Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo, os dois técnicos com mais jogos na história do Brasileirão, o Colorado luta por uma vitória para seguir com vantagem e poder jogar, quem sabe, por um empate contra o Flamengo na 37ª rodada e aí depender só de si na última rodada, contra o Corinthians, no Beira-Rio.

Apesar de vir de dois resultados ruins (empate contra Athletico-PR e derrota para o Sport), o momento do Inter é muito mais favorável que o do Vasco. O Cruzmaltino luta para não cair mais uma vez e vem de 4 jogos sem vitória. Teoricamente, o Inter tem um adversário mais fraco nessa 36ª rodada, mas fora de casa a história é outra. Tanto é que o Inter não vence em São Januário desde 2012.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)