Topo

Rodolfo Rodrigues

Rashford é o mais valioso da Europa segundo estudo por tempo de contrato

Rashford abraça Bruno Fernandes na comemoração de um dos seus gols - ANTHONY DEVLIN/AFP
Rashford abraça Bruno Fernandes na comemoração de um dos seus gols Imagem: ANTHONY DEVLIN/AFP

Colunista do Uol

06/01/2021 10h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O site CIES Football-Observatory divulgou seu estudo semanal nesta quarta-feira (6) com uma lista dos jogadores mais valiosos das 5 maiores ligas nacionais da Europa (Alemã, Espanhola, Francesa, Inglesa e Italiana), calculada com base no valor de mercado e o tempo restante de contrato de cada jogador.

O jovem atacante Marcus Rashford, de 23 anos, do Manchester United, lidera a lista, avaliado em 165,6 milhões de euros. Esse valor representa mais fielmente o real valor dele numa provável transferência já nessa janela de inverno da Europa. O segundo colocado é o centroavante noruguês Haaland, do Borussia Dortmund, avaliado em 152 milhões de euros (é alvo de gigantes como Real Madrid e Barcelona).

O argentino Lionel Messi, que tem apenas mais seis meses de contrato com o Barcelona e que já pode assinar um pré-contrato com outro clube, aparece no 97º lugar, avaliado em 57 milhões de euros. Algo difícil de ser pago, já que poderá ir de graça em julho e provavelmente não saíra já do clube catalão.

Cristiano Ronaldo, aos 35 anos e também com um contrato curto com a Juve, tem o passe avaliado em 47 milhões de euros e está na 131ª posição. O polonês Lewandowski, do Bayern Munique, eleito o melhor jogador de 2020 pela Fifa, é o 55º da lista, avaliado em 72,1 milhões de euros. Já o francês Mbappé, avaliado como o mais caro do mundo pelo Transfermarkt (180 milhões de euros), tem mais um ano e meio de contrato com o PSG e aparece na lista do CIES na 5ª posição, avaliado em 149,4 milhões de euros.

Entre os brasileiros, o mais valioso é Roberto Firmino (87,4 milhões de euros), seguido por Gabriel Jesus (83,7), Richarlison (83,1), Ederson (79,6) e Marquinhos (72,7). Neymar, tem contrato com o PSG até julho de 2022, não aparece na lista dos 100 mais valiosos.

Veja abaixo a lista dos jogadores mais valiosos das 5 maiores ligas da Europa na atualidade, de acordo com o tempo de contrato e valor de mercado segundo o estudo do CIES.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)