Topo

Rodolfo Rodrigues

Roberto Firmino e os brasileiros com 100 ou mais gols nas ligas europeias

Firmino e Mane comemoram um dos gols do Liverpool contra o Crystal Palace - Clive Rose / POOL/EFE
Firmino e Mane comemoram um dos gols do Liverpool contra o Crystal Palace Imagem: Clive Rose / POOL/EFE

Colunista do Uol

22/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Autor de dois gols da goleada do Liverpool por 7 x 0 fora de casa sobre o Crystal Palace no último sábado (19), o atacante Roberto Firmino chegou a marca de 100 gols em campeonatos nacionais na Europa. Autor de 38 gols pelo Hoffenhein, no Campeonato Alemão entre 2011 e 2015, Firmino tem 62 gols na Premier League desde 2015, totalizando 100 gols em duas das principais ligas europeias.

Brasileiro com mais gols na história do Campeonato Inglês (com esses 62 gols), Roberto Firmino figura agora na lista dos brasileiros com 100 ou mais gols entre os seis maiores campeonatos nacionais da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal).

Até hoje, o brasileiro Mazzola, naturalizado italiano, e conhecido por lá como José Altafini, é o recordista de gols entre os brasileiros nessas top-6 ligas europeias com 216. Todos pelo Campeonato Italiano, onde atuou por 18 temporadas, entre 1958 e 1974, por Milan, Napoli e Juventus.

O centroavante Jardel, que atuou por Porto e Sporting, é o segundo colocado com 186, todos pelo Campeonato Português. O ex-atacante do Grêmio chegou ainda a jogar no Campeonato Inglês, pelo Bolton, e no Italiano, pelo Ancona, mas sem marcar gols. Já na 3ª colocação entre os brasileiros com mais gols aparece Ronaldo, com 175 gols, sendo 117 gols no Campeonato Espanhol (por Barcelona e Real Madrid) e mais 58 no Série A da Itália (por Internazionale e Milan).

Entre os jogadores em atividade, o primeiro da lista é hoje Diego Costa, naturalizado espanhol, com 126 gols, na 8ª posição, seguido por Neymar, com 118 gols (68 pelo Espanhol e 50 pelo Francês). Roberto Firmino, com 100 gols, igualou a marca de Kaká e de Isaías, ex-atacante do Benfica.

Veja a lista dos brasileiros com mais gols nos 6 principais campeonatos nacionais da Europa:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)