Topo

Rodolfo Rodrigues

Messi e Cristiano Ronaldo voltam a se enfrentar depois de 2 anos e meio

Messi e Cristiano Ronaldo são os maiores vencedores da história da Chuteira de Ouro - Montagem
Messi e Cristiano Ronaldo são os maiores vencedores da história da Chuteira de Ouro Imagem: Montagem

07/12/2020 16h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nem parece, mas o já se passaram mais de 2 anos desde o último confronto entre Messi e Cristiano Ronaldo em campo — se enfrentaram pela última vez no dia 6 de maio de 2018, no empate por 2 x 2 entre Barcelona e Real Madrid. Nesta terça-feira (8), os dois maiores jogadores do futebol mundial em atividade voltarão a se enfrentar pela Liga dos Campeões e pela primeira vez sem público.

O duelo entre o Barcelona, de Messi, e a Juventus, de Cristiano Ronaldo, será realizado no Camp Nou, mas dessa vez não valerá muita coisa em termos de classificação, já que ambos estão garantidos nas oitavas de final. Mas a chance de ver os dois jogadores se enfrentando, talvez, poderá ser única.

O Barcelona, tem até aqui 100% de aproveitamento na Champions, com 5 vitórias em 5 jogos, e precisa de um empate ou uma derrota por até um gol de diferença para garantir o primeiro lugar no grupo G. Isso porque venceu a Juventus, na Itália, por 2 x 0, sem Messi, no primeiro turno do grupo. Tanquilo na Liga dos Campeões, o Barça, do técnico Ronald Koeman, vem, porém, penando no Campeonato Espanhol, com sua pior campanha desde a temporada 1994/95 — está na 9ª colocação após perder para o Cádiz no sábado.

Já a Juventus, chega embalada para esse último jogo da fase de grupos após vencer, de virada, o rival Torino, no último final de semana, e com 8 jogos sem derrota na temporada. Cristiano Ronaldo, que tem 10 gols em 9 jogos na temporada 2020/21, e 35 gols em 34 jogos no ano pela Juventus, tem 2 gols na atual edição da Champions. Na história, CR7 segue como o maior artilheiro com 132 gols.

Messi, que marcou 3 gols em 3 jogos nessa Liga dos Campeões, tem 118 gols na história da competição, e segue na busca para alcançar CR7. Na temporada, o argentino tem 7 gols em 13 jogos pelo Barça. No ano, 23 gols em 49 jogos.

No duelo entre Messi e CR7 dessa terça, duas marcas históricas estarão em jogo. Uma delas é a invencibilidade do Barcelona em casa na Liga dos Campeões. Sem perder desde 2003, o time tem o recorde 38 jogos sem derrota como mandante — e corre o risco de ver essa marca cair agora.

Outra marca que poderá ser quebrada é a do brasileiro Pelé, o recordista de gols em jogos oficiais por um único clube na história do futebol, com 642 gols pelo Santos. Messi, atualmente com 641 gols pelo Barcelona, poderá empatar ou até superar o Rei nesse jogo contra a Juventus.

Dois maiores artilheiros do futebol mundial na atualidade, Messi e CR7 já se enfrentaram 35 vezes na história, sendo cinco delas pela Liga dos Campeões. Curiosamente, sempre em jogos decisivos. Em 2008, na semifinal, o Manchester United, de Ronaldo, levou a melhor e garantiu a vaga com uma vitória e um empate. Em 2009, na final, o Barça de Messi deu o troco e ganhou o jogo por 2 x 0 com um gol do argentino. Já em 2011, em outra semifinal, o Barcelona eliminou o rival Real Madrid.

No geral, contando jogos também entre seleções, Messi leva a vantagem no confronto direto contra Cristiano Ronaldo. Nos 35 jogos, foram 16 vitórias dos times de Messi, 9 empates e 10 vitórias das equipes de Cristiano Ronaldo. Em gols, o argentino também leva a melhor (22 a 19). Em 2018, no último jogo entre eles, no Camp Nou, Barcelona e Real Madrid empataram por 2 x 2, com um gol de cada.

Todos os confrontos entre Messi e Cristiano Ronaldo na história:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)