PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

Brasil defende tabu de 10 jogos e 19 anos sem derrota para o Uruguai

Neymar na vitória do Brasil por 4 x 1 sobre o Uruguai em Montevidéu, pelas Eliminatórias - Pedro Martins / MoWA Press
Neymar na vitória do Brasil por 4 x 1 sobre o Uruguai em Montevidéu, pelas Eliminatórias Imagem: Pedro Martins / MoWA Press
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

17/11/2020 04h00

Segunda seleção que mais vezes venceu o Brasil na história (20, atrás da Argentina, com 39 vitórias), o Uruguai amarga um jejum de 10 jogos e 19 anos sem ganhar da nossa seleção.

A última vitória da Celeste Olímpica foi em 2001, por 1 x 0, no Centenário, de Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa de 2002. Naquele jogo, Felipão fez sua estreia pela seleção, enquanto Romário disputou seu último jogo oficial com a camisa amarelinha.

Desde então, em 10 jogos, foram cinco vitórias brasileiras e cinco empates. Na capital uruguaia, no estádio Centenário, palco da partida desta terça-feira (17) pela 4ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2022, o Brasil vem de duas goleadas expressivas. Em 2009, quando era treinada por Dunga, a seleção brasileira venceu por 4 x 0, com gols de Daniel Alves, Juan, Luis Fabiano e Kaká.

Já em março de 2017, a seleção comandada por Tite enfiou 4 x 1, com três gols de Paulinho e um de Neymar. Daquele jogo, a seleção conta ainda com alguns remanescentes, como o goleiro Alisson, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva e o atacante Roberto Firmino. Além deles, estavam ainda Neymar, Casemiro e Philippe Coutinho, ausentes dessa última convocação por lesão.

Em jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa, a última vitória do Uruguai, por 1 x 0 em 2001, foi também a única da Celeste no confronto. No total, em 10 jogos, são 4 vitórias do Brasil, 5 empates e 1 vitória do Uruguai. Em Montevidéu, contando todos os jogos, inclusive amistosos, a vantagem é Celeste, com 9 vitórias, 8 empates e 5 derrotas em casa.

Já no total de jogos, a seleção brasileira leva ampla vantagem. Em 76 jogos, são 36 vitórias, contra 20 empates e 20 vitórias uruguaias. O Brasil marcou 136 gols e levou 97.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)