Topo

Rodolfo Rodrigues

Hugo, goleiro do Flamengo: a maior revelação do futebol brasileiro em 2020

Hugo Souza, goleiro do Flamengo, na vitória sobre o Goiás pelo Brasileirão - Alexandre Vidal/Flamengo
Hugo Souza, goleiro do Flamengo, na vitória sobre o Goiás pelo Brasileirão Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

29/10/2020 11h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há muito tempo eu não me impressionava tanto com um goleiro no futebol brasileiro. Hugo, que fez sua estreia pelo profissional do Flamengo há um mês, completou nessa quinta-feira (28) seu 10º jogo pelo clube com uma apresentação sensacional na vitória sobre o Athletico Paranaense pela Copa do Brasil.

Com quase 2 metros de altura (1,96 m), Hugo Souza ou Neneca, fez quatro defesas difíceis, pegou um pênalti do atacante Walter, venceu duelo aéreo, não falhou e foi preciso nas reposições de bola. Em 10 jogos, ainda não perdeu pelo Flamengo (7 vitórias e 3 empates), e caiu completamente no gosto da torcida rubro-negra que sequer ousa pedir a volta do experiente Diego Alves — atualmente no banco de reservas.

Apesar de ser muito jovem, Hugo vem mostrando muita elasticidade, ótimos reflexos, bom posicionamento e qualidade para sair jogando com os pés, algo pra lá de desejado no futebol atual. E o mais incrível disso tudo é que o goleiro enfrentou jogos complicados, de competições duríssimas, como Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, e sequer sentiu o peso, parecendo um veterano já.

É cedo para comparar, mas Hugo me lembra um pouco do goleiro Dida em seu começo de carreira. Discreto, frio e impressionante debaixo da trave. Nessas 10 partidas, o goleiro do Flamengo fez 38 defesas, 12 delas consideradas difíceis e defendeu 83% das bolas que chegaram, segundo as estatísticas do site SofaScore.

No Brasileirão, Neneca tem a 3ª maior porcentagem de bolas defendidas e já é o 3° também em defesas difíceis entre os goleiros da Série A (por todas as competições) desde sua estreia, no dia 27 de setembro contra o Junior Barranquilla, na Colômbia, pela Libertadores.

Sem contar os jogos do Campeonato Carioca, num comparativo com o goleiro Diego Alves, nas dez partidas realizadas por cada, Hugo apresenta números superiores, com mais defesas e uma porcentagem maior de bolas defendidas.

Convocado por Tite em agosto de 2019 para a seleção brasileira, quando tinha ainda 19 anos e estava o sub-20 do Flamengo, Hugo ficou no banco nas partidas contra Estados Unidos e El Salvador para ganhar experiência na época. Campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2016 e 2018, o goleiro vem crescendo a cada jogo e tem sua renovação de contrato (até 2025) encaminhada para os próximos dias.

Maior revelação do futebol brasileiro nessa temporada, Hugo tem tudo para estar na Copa de 2022 e em breve se tornar o melhor goleiro do Brasil.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)