Topo

Rodolfo Rodrigues

Fla, Grêmio e Palmeiras dominam top 10 de mais caros do Brasil; veja lista

Gabriel Veron, atacante de 18 anos, do Palmeiras, é o jogador mais valioso do Brasileirão - Cesar Greco/Palmeiras
Gabriel Veron, atacante de 18 anos, do Palmeiras, é o jogador mais valioso do Brasileirão Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

11/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Donos dos elencos mais valiosos do Brasil, segundo o site alemão Transfermarkt, especializado em valores de passes e transferências de jogadores, Flamengo, Palmeiras e Grêmio dominam também a lista dos 10 jogadores mais valiosos da Série A do Brasileirão.

Além do jovem atacante Gabriel Veron, de 18 anos, o jogador mais caro da lista, o Palmeiras tem ainda entre os 10 primeiros os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula.

Gabriel Veron, avaliado em 25 milhões de euros (R$ 157,2 milhões), renovou seu contrato no início do mês de setembro com o Palmeiras por mais cinco temporadas, até setembro de 2025. Depois de estrear pelo clube, aos 17 anos, na reta final do Brasileirão, quando marcou 2 gols na goleada por 5 x 2 sobre o Goiás, Veron voltou ao time principal agora, depois de seis meses, e foi o destaque do time na vitória de virada sobre o Bragantino, marcando um gol e dando uma assistência.

Já os volantes Gabriel Menino, de 19 anos, e Patrick de Paula, de 21 anos, destaques do Palmeiras na conquista do título Paulista de 2020, valem juntos mais de R$ 100 milhões (veja o quadro abaixo). Patrick, aliás, chegou a ser cogitado para ir ao Benfica, de Portugal, do técnico Jorge Jesus após o Estadual.

No Flamengo, quatro jogadores figuram no top-10 dos mais caros: os atacantes Gabigol e Pedro, o meia Arrascaeta e o volante Gerson. Gabigol, que foi vendido pelo Santos para a Internazionale de Milão em 2016, por 29,5 milhões de euros, foi comprado em definitivo pelo Flamengo no início de 2019, junto ao time italiano, por 17,45 milhões de euros e está avaliado agora em 20 milhões.

Já o Grêmio aparece com três jovens entre os 10 mais valiosos: o volante Matheus Henrique, considerado o sucessor de Arthur (ex-Barcelona e hoje na Juventus-ITA); o talentoso meia Jean Pyerre, que desbancou Luan (hoje no Corinthians), do time titular de Renato Gaúcho na última temporada; e o atacante Pepê, sondado recentemente pelo Wolverhampton, da Inglaterra. Completando a lista dos 10 mais, aparece ainda o atacante Marcos Paulo, relevação do Fluminense.

10 jogadores mais caros do Brasileirão 2020

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)