Topo

Rodolfo Rodrigues

Jorge Sampaoli supera Jorge Jesus em número de vitórias no Brasileirão

Jorge Sampaoli comanda o Atlético-MG durante partida contra o Corinthians pelo Brasileirão 2020 - Fernando Moreno/AGIF
Jorge Sampaoli comanda o Atlético-MG durante partida contra o Corinthians pelo Brasileirão 2020 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

14/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vice-campeão brasileiro com o Santos em 2019, o técnico Jorge Sampaoli vem sendo o destaque entre os treinadores nesse início de Brasileirão 2020. Com uma vitória sobre o campeão Flamengo, no Maracanã (1 x 0) e uma ótima virada sobre o Corinthians (3 x 2), o argentino de 60 anos, chegou agora a 24 vitórias em 40 jogos pelo Brasileirão, superando Jorge Jesus (que venceu 23 em 2019).

Invicto na temporada (6 vitórias e 1 empate), Sampaoli vem conseguindo em pouco tempo dar uma cara nova ao time do Atlético, que recebeu várias peças novas nessa volta do futebol pós-parada da pandemia do coronavírus. A troca de titular a cada partida e até mesmo de sistema de jogo, são características que o argentino consegue usar para se sobressair sobre muitos dos nossos treinadores.

Mas sua vocação pelo futebol ofensivo desde que chegou ao Brasil, no passado, vem fazendo a diferença. Em 2019, apenas o Flamengo de Jorge Jesus conseguiu ter mais sucesso do que o Santos de Sampaoli no Brasileirão. E na última rodada, o argentino conseguiu ainda acabar com uma invencibilidade de 24 jogos do Fla de Jesus no Série A com uma goleada de 4 x 0 na Vila Belmiro.

Entre todos os treinadores estrangeiros que já dirigiram algum clube no Campeonato Brasileiro desde 1971, Sampaoli tem o segundo melhor aproveitamento com 64,8% dos pontos disputados, atrás apenas de Jorge Jesus, com seus absurdos 85,9% de aproveitamento. Coudet (do Inter), tem 100%, mas fez apenas dois jogos. Sampaoli, com 11 jogos a mais que o português, já o ultrapassou em número de vitórias 24 a 23 e já é o 4º gringo com mais vitórias e caminha para se tornar em breve o 2º com mais vitórias.

Terceiro no Brasileirão 2020, atrás do Athletico-PR e do Inter no saldo de gols, o Sampaoli buscar voltar à liderança da Série A como em 2019, quando ficou na 1ª colocação com o Santos por quatro rodadas, entre a 11ª e a 14ª rodada, antes de Jorge Jesus assumir a ponta com o Flamengo. Com 23 rodadas na liderança, o português é o gringo que ficou com mais rodadas na 1ª colocação na Série A dos pontos corridos. Sampaoli, com 4, é o terceiro, atrás ainda de Diego Aguirre (8), mas com grande chance de superar os dois ainda em 2020.

Técnicos estrangeiros com mais vitórias na história do Brasileirão (1971-2020):

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)