Topo

Rodolfo Rodrigues

Quem são os concorrentes de Neymar ao prêmio de melhor do mundo em 2020

Com três títulos na França em 2020, Neymar briga agora pelo título da Liga dos Campeões com o PSG - Jean Catuffe/Getty Images
Com três títulos na França em 2020, Neymar briga agora pelo título da Liga dos Campeões com o PSG Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

06/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o adiamento da Eurocopa, a Liga dos Campeões passou a ser o torneio mais relevante da temporada 2019/20 para a escolha do prêmio do melhor jogador do mundo da Fifa. É claro que os campeonatos nacionais, encerrados recentemente, têm um peso grande. Mas um dos craques das grandes equipes europeias que conseguir conquistar a Champions provavelmente deverá ser coroado como o melhor jogador de 2020.

Messi, artilheiro (25 gols) e líder em assistências (21) no Campeonato Espanhol, é até aqui o favorito ao prêmio mais uma vez. Mas como não foi campeão espanhol e pode até ser eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões, o argentino do Barcelona pode perder força na escolha final. Lewandowski, artilheiro e campeão alemão e atual artilheiro do Champions pelo Bayern Munique, é dos favoritos, já que seu time vem forte na competição europeia.

Cristiano Ronaldo fez um bom campeonato italiano com a Juventus, foi campeão, mas perdeu a artilharia para Ciro Immobile, da Lazio (35 a 31 gols) e ficou atrás de Dybala na escolha do melhor jogador da Série A. Na Champions, porém, CR7 tem ainda a chance de brilhar pela Juve. Talvez até mais do que o próprio Dybala.

Entre os times ingleses, acredito que o belga De Bruyne é o grande favorito. Líder em assistências no Campeonato Inglês, foi o grande nome do Manchester City na competição e segue vivo na Champions. Henderson, do Liverpool, foi eleito o melhor jogador da Premier League, mas já está fora da Liga dos Campeões.

Já entre os franceses, Mbappé e Neymar, campeões do campeonato, da Copa da França e da Copa da Liga da França, surgem com grande força, já que o PSG tem boa possibilidade de conquistar pela primeira vez a Liga dos Campeões. O francês, machucado, ainda é dúvida para a Champions, onde é o líder em assistências (4).

Neymar poderá ter três jogos na Liga dos Campeões para conseguir mostrar que tem condições de se tornar o melhor do mundo. Primeiro, contra a Atalanta-ITA nas quartas de final. Depois, se passar, contra o vencedor de Atlético de Madri-ESP e RB Leipzig-ALE. Por último, na grande decisão.

Correndo por fora, há ainda Benzema, artilheiro do Real Madrid, campeão espanhol, e o alemão Timo Werner, destaque do RB Leipzig e vice-artilheiro do alemão, negociado com o Chelsea. O primeiro ainda segue com chances nessa Liga dos Campeões. Veja o que cada um desses candidatos já fizeram na temporada 2019/20 (estatísticas SofaScore):

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros