PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

Brasil vive seca de 8 anos sem artilheiro nas 5 principais ligas da Europa

João Pedro, do Cagliari-ITA, foi o brasileiro com mais gols nos principais campeonatos nacionais da Europa em 2019/20 - Reprodução
João Pedro, do Cagliari-ITA, foi o brasileiro com mais gols nos principais campeonatos nacionais da Europa em 2019/20 Imagem: Reprodução
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

28/07/2020 04h00

Você se lembra quando foi a última vez em que um jogador brasileiro terminou como artilheiro nos principais campeonatos nacionais da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano)? Confesso que tive que pesquisar para me recordar: foi Nenê, pelo Paris Saint-Germain, há oito anos, na temporada 2011/12 do Campeonato Francês.

Na última década, aliás, o atual jogador do Fluminense foi o único brasileiro a terminar como principal goleador em uma das 5 ligas top da Europa, como eles gostam de chamar por lá - Portugal não entra nessa conta. Vale lembrar que nenhum brasileiro conseguiu ser artilheiro na Inglaterra.

Na década anterior, entre 2001 e 2010, tivemos seis artilheiros, entre eles Ronaldo, no Espanhol, Amoroso, Élber, Aílton e Grafite (Alemão) e Sonny Anderson (Francês). Já nos anos 90, tivemos ainda Bebeto, Romário e o próprio Ronaldo, no Campeonato Espanhol, além de Sonny Anderson (mais duas vezes no Francês) e Amoroso no Italiano.

Brasileiros que já foram artilheiros nos cinco principais campeonatos nacionais da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano)

Temporada 2019/20

Na temporada 2019/20, nas 5 principais ligas nacionais do Velho Continente, o brasileiro que mais marcou gols foi João Pedro, do Cagliri, da Itália, com 18 gols. Ex-Atlético-MG e Santos, ele está no clube italiano desde 2014 e está em 5º na artilharia geral da Série A 2019/20, 16 gols atrás do artilheiro Immobile, da Lazio, que marcou 34 gols. O zagueiro Bremer, ex-Galo, é o segundo brasileiro com mais gols, com apenas 3 tentos marcados.

Na Inglaterra, o recordista foi Gabriel Jesus, do Manchester City, com 14 gols (9 a menos que Vardy, do Leicester, o artilheiro com 23 gols). Na França, Neymar fez 13 gols em 15 jogos e teve a melhor média. Mas como o Campeonato Francês parou na 27ª rodada por conta da pandemia, o atacante não pode brigar pela artilharia, que ficou com seu companheiro Mbappé e Ben Yedder, do Monaco, com 18 gols cada.

Na Alemanha, Philippe Coutinho, mesmo não sendo titular absoluto do campeão Bayern Munique, foi o brasileiro com mais gols (8), três a mais do que Matheus Cunha, que fez um bom campeonato, sendo transferido na metade de temporada do Hertha Berlim para o RB Leipzig. Já na Espanha, Willian José foi o brasileiro com mais gols, repetindo a façanha de 2018.

Brasileiros com mais gols nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano)

Errata: o texto foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Gabriel Jesus tem 9 gols a menos que Vardy, do Leicester, o artilheiro com 23 gols, e não 7. O erro foi corrigido.