O mais tradicional festival de esportes a remo sobre as ondas

Roberta Borsari

Roberta Borsari

É provável que você não saiba, mas há quase trinta anos acontece em uma das praias mais clássicas da Califórnia um evento que reúne os amantes do surf com remo.

Modalidades como kayaksurf, waveski, playboat e mais recentemente o SUP, são disputadas na mítica praia de Steamer Lane na cidade de Santa Cruz.

Um evento que se mistura especialmente com a história do kayaksurf – esporte onde se surfa as ondas do mar dentro de um caiaque. Imagine isso há cerca de 3 décadas com aqueles caiaques enormes surfando as ondas em conjunto com os pranchões... Hoje este e outros esportes de surf com remo evoluíram bastante e brilham nas praias mostrando performances incríveis que muita gente não imagina.  Mas é só avistar um caiaque ou waveski nas ondas para observar manobras que pensava-se ser impossível com estes equipamentos.

O local onde ocorrem as provas já é, por si só um espetáculo a parte: uma praia com longas ondas que podem atingir 4m e dentro da cidade de Santa Curz.

Considerada "Reserva Mundial de Surf" Steamer Lane, ou "The Lane" como é chamada pelos locais faz parte da história do surf californiano e alimenta a cultura deste esporte como em boa parte da costa do estado.

Vale lembrar que as reservas mundiais de surf se propõem a um trabalho em conjunto entre as tribos locais de surfistas e comunidades ambientais para preservar essas praias especiais. Ericeira (Portugal), Manly Beach (Austrália), Hunchaco (Perú) e Punta Lobos (Chile) são algumas das praias que compõe esta lista.

O evento que reúne atletas de diferentes países, é na verdade uma grande celebração destes esportes a remo. Há cerca de 3 anos com a grande expansão do SUP a modalidade foi incluída no calendário e teve uma rápida adesão de grandes nomes do esporte como  Candyce Appleby e Chuck Patterson. No caso do SUP, além do surf foi incluída também a prova de race. O fato é que atletas do mundo todo passam por este evento para testar suas habilidades e também para fazer parte desta grande festa, que traduz a tradição e evolução das modalidades do remo.

Eu já participei de algumas edições vivendo grandes aventuras e emoções– como por exemplo quando conquistei minha primeira medalha de bronze em 2010 ou em 2012 quando a Califórnia ficou em alerta por conta do Tsunami que também atingiu o Japão. A transformação do mar e as condições que pegamos nos dias seguintes a grande onda foram incríveis e assustadoras, até o campeonato ter sido cancelado pela guarda costeira – faltava apenas realizar as finais que foram definidas por pontuação. Naquele ano fiquei com a quarta colocação, mas esta é uma outra história. Neste ano pela primeira vez, o evento na 29ª edição não será organizado por um dos grandes incentivadores desta prova. Dennis Judson, que aos 77 anos ainda compete decidiu não participar da organização, mas outro competidor e amante dos esportes a remo, Dave Grigsby, proprietário da empresa loca Kayak Conection, junto com Mathew Hoff, atleta local, resolveram manter a tradição de uma das provas de surf com remo mais incríveis das Américas! E eu estarei lá mais uma vez, para representar o Brasil e reviver este grande encontro!

Roberta Borsari

Roberta Borsari é atleta TOP 10 do kayaksurf mundial e aventureira especializada em esportes a remo. Seu nome está entre as pioneiras da canoagem brasileira e sua carreira possui títulos, feitos, artigos, cursos e palestras. Foi a primeira mulher no mundo a surfar uma pororoca de caiaque, fez travessias inéditas de sup em mar aberto e possui títulos em modalidades como rafting, canoa haviana e slalom. Idealizadora do projeto SUPtravessias, visita ilhas com relevância mundial como Galápagos, Ilha de Páscoa e Maldivas realizando desafios de stand up paddle e registrando as belezas, curiosidades e comunidades locais.
www.robertaborsari.com | www.suptravessias.com.br
contato@robertaborsari.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos