Mundial de Canoas Havaianas. Vamos remar?

Roberta Borsari

Roberta Borsari

Nos dias 12 a 17 de agosto, aconteceu no Rio de Janeiro o Mundial de Canoas Havaianas, também conhecidas por Va'a, Outrigger ou Canoas Polinésias.

O evento reuniu cerca de 700 atletas de delegações como Thaiti, Nova Zelândia, Hawaii, Austrália, Ilha de Páscoa, e entre outros, o nosso Brasil que fez bonito conquistando diversas medalhas e levando com orgulho a quarta colocação na geral. Atletas brasileiros de diferentes estados competiram em canoas individuais (V1), com seis atletas (V6) e até com duas canoas acopladas (V12) e conquistaram podium em diversas categorias, mostrando que o esporte vem evoluindo bastante com grandes talentos e novos adeptos.

Mais que uma competição, o evento é uma celebração de um esporte que tem como princípio o espírito de união entre os praticantes e um profundo respeito pela natureza. Há um forte apelo pelas tradições culturais do triângulo polinésio e culto ao oceano. E para quem quer conhecer e praticar um novo esporte, a canoa é uma ótima maneira de adquirir ou manter o preparo físico, ficar em contato com a natureza e ainda fazer amigos.  Sua história tem origem na polinésia, onde as canoas foram utilizadas para a colonização de diversas ilhas do Pacífico. Por isso o esporte é tão desenvolvido em ilhas e arquipélagos como Nova Zelândia, Thaiti, Ilha de Páscoa ou Havaí. A embarcação mais tradicional com 6 posições, num primeiro momento pode parecer bem robusta, mas com o sincronismo dos  remadores (onde um deles faz o leme e direciona a canoa) faz com que ela atinja um deslocamento razoável e seja apropriada para travessias e longos percursos. Mas não se preocupe, os passeios mais curtos apenas para diversão também são realizados! As canoas possuem variações no seu tamanho, número de posições e materiais, mas todas tem o suporte lateral chamado de iaco que proporciona o equilíbrio, principalmente em áreas com ondulação. O sincronismo entre os atletas ou praticantes é a maior referência de união para um objetivo comum e também uma lição de vida.

Aqui no Brasil o esporte se desenvolveu por volta de 2000, onde um dos grandes responsáveis foi o santista  Fabio Paiva - cito seu nome por ter acompanhado de bem perto seu trabalho: trazendo as primeiras canoas, desenvolvendo a prática esportiva e promovendo os primeiros campeonatos. Tive oportunidade de vivenciar o início do esporte participando da primeira equipe campeã brasileira em 2001 onde nem existia a categoria feminina ainda. As equipes eram formadas por 5 homens e uma mulher, já pensando em incentivar a participação feminina. Ali já dava pra perceber que o esporte era a cara do Brasil e iria conquistar rápido novos praticantes. Ainda falando das minhas boas  lembranças, além das competições, nesta mesma época também participei da primeira travessia realizada no país, no trajeto de Santos e até a Barra do Sahy – aventura inesquecível! Mas essa é uma outra história e agora estamos falando da atualidade, com um esporte que evoluiu bastante – na técnica, número de praticantes, diversificação das competições e clubes espalhados pelo Brasil. E sempre mantendo sua filosofia de união e respeito a natureza. Vale lembrar que atletas que também viveram o início do esporte no Brasil, brilharam neste mundial e isto é bem gratificante para todos que gostam de remar.

Por isso faço aqui um convite para que você, que nunca praticou este esporte, mas que vê estes e outros campeões em ação, para experimentar uma atividade ao ar livre diferente! Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia possuem clubes que desenvolvem e promovem a modalidade intensamente (se não citei algum estado, por favor me avisem!!) Com atividades para iniciantes, remadores com experiência e aqueles que querem se aprimorar para as competições! Neste mundial tivemos conquistas importantes e representativas como por exemplo medalhas de ouro nas categorias máster feminino e masculino, mostrando que este é um esporte super democrático do ponto de vista de idade. 

Não perca esta chance de remar com amigos, se divertir e entrar em contato com natureza! Aloha!

Informações oficiais do evento: http://www.vaario2014.com/

Roberta Borsari

Roberta Borsari é atleta TOP 10 do kayaksurf mundial e aventureira especializada em esportes a remo. Seu nome está entre as pioneiras da canoagem brasileira e sua carreira possui títulos, feitos, artigos, cursos e palestras. Foi a primeira mulher no mundo a surfar uma pororoca de caiaque, fez travessias inéditas de sup em mar aberto e possui títulos em modalidades como rafting, canoa haviana e slalom. Idealizadora do projeto SUPtravessias, visita ilhas com relevância mundial como Galápagos, Ilha de Páscoa e Maldivas realizando desafios de stand up paddle e registrando as belezas, curiosidades e comunidades locais.
www.robertaborsari.com | www.suptravessias.com.br
contato@robertaborsari.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos