Topo

Rafael Oliveira

Como a janela ajudou Mourinho a moldar estrutura do Man Utd 1x6 Tottenham

Son comemora gol do Tottenham com Harry Kane - Pool/Getty Images
Son comemora gol do Tottenham com Harry Kane Imagem: Pool/Getty Images

Colunista do Uol

05/10/2020 10h05

O Tottenham não fez uma janela de transferências das mais badaladas em termos de valores gastos. Certamente a contratação mais midiática foi o retorno de Gareth Bale, que ainda não estreou.

A goleada por 6x1 sobre o Manchester United, em Old Trafford, foi uma importante resposta de Mourinho. Bateu seu ex-clube fora de casa e também mostrou que os reforços podem permitir mudanças na estrutura de seu time.

Em 2019/20, o técnico português definiu rapidamente seus mecanismos coletivos no Tottenham. Em geral, o lateral pela esquerda ficava como base da saída de bola, enquanto o direito atacava o corredor.

Na atual janela, chegaram nomes para diferentes setores. Com Reguilón na esquerda, a característica muda. Agora, são dois laterais de perfis ofensivos. Para manter o equilíbrio, isso pede um meio mais encorpado. E Hojbjerg, que chegou do Southampton, fez grande partida como o volante mais recuado, da distribuição.

Ter um lateral esquerdo de perfil ofensivo impacta também na área de atuação de Son Heung-Min, que deixa de atuar tão aberto e passa a ter mais liberdade por dentro. Mais próximo de Harry Kane, inverte posições e ataca constantemente em profundidade, rompendo a linha de defesa adversária.

E aí está um dos principais méritos do Tottenham na goleada sobre o Manchester United. A parceria entre Son e Kane é antiga e conhecida. E a recuperação do melhor nível do atacante inglês é uma excelente notícia, pois é um 9 capaz de armar o jogo, recuando como pivô e lançando opções em velocidade.

Com Aurier na direita (Doherty foi contratado para qualificar a posição), Reguilón na esquerda e Son por dentro, Kane tem diferentes alvos para acelerar o ataque. Essa capacidade de armação não é novidade. Contra o Southampton, por exemplo, Kane deu as quatro assistências para os quatro gols de Son.

Contra o Man Utd, o Tottenham apresentou uma nova versão de funcionamento coletivo. Atropelou um adversário importante e agora deixa a dúvida sobre qual será a regularidade em alto nível. Capaz de convencer com continuidade ou não?

Das peças contratadas, a que falta entrar na engrenagem é exatamente a mais conhecida: Gareth Bale. E que pode encaixar bem como o ponta pela direita que ataca por dentro, oferecendo algo parecido com o que Son tem sido para Harry Kane.