Topo

Rafael Oliveira

Estreia de Willian pelo Arsenal deixa sinal animador

O brasileiro fez sua estreia pelo Arsenal dando duas assistências na vitória contra o Fulham - Reprodução/Arsenal twitter
O brasileiro fez sua estreia pelo Arsenal dando duas assistências na vitória contra o Fulham Imagem: Reprodução/Arsenal twitter

Colunista do Uol

12/09/2020 11h36

Certamente não foi a transferência mais badalada da janela inglesa, mas Willian chegou ao Arsenal com a experiência de quem construiu uma bela carreira na Premier League.

Embora o Chelsea prefira apostar no potencial da garotada que chega com grande expectativa, não quer dizer que o brasileiro esteja acabado. Longe disso. A própria reta final de temporada 2019/20 havia reforçado a qualidade de Willian.

E a primeira impressão foi muito positiva. Não apenas pelo rendimento individual e pela participação direta nos gols, mas também pelo nível coletivo.

O trabalho de Mikel Arteta tem sido interessante. Seja pela flexibilidade nos mecanismos de saída de bola ou pelos encaixes específicos para pressionar sem bola no campo de ataque, virou uma atração tática.

Ainda falta regularidade para ser visto com a confiança de um time capaz de brigar por algo mais. Até por isso, larga a Premier League 2020/21 como quem tentará uma vaga entre os quatro primeiros. Talvez até correndo por fora, diante do investimento do Chelsea ou do crescimento do Man Utd em 2020.

A primeira rodada também não pode mudar qualquer percepção sobre time algum. Naturalmente, é muito cedo. E por mais que tenha sido um placar convincente contra um frágil Fulham, não deixa de ter sido um futebol que agradou.

Willian pode encaixar em diferentes faixas do campo, pensando na distribuição da ocupação dos espaços no time de Arteta. Pode atuar aberto na direita, mas funciona até melhor tendo liberdade para circular por dentro. Acrescenta experiência e qualidade ao ataque que conta com Aubameyang e Lacazette.