Topo

Rafael Oliveira

Organização e eficiência explicam largada acima das expectativas do Vasco

Técnico Ramon Menezes - Rafael Ribeiro / Vasco
Técnico Ramon Menezes Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Colunista do Uol

07/09/2020 09h08

O início de Campeonato Brasileiro do Vasco é muito positivo. Certamente acima do esperado para um elenco que não sugere grandes perspectivas ou ambições na temporada.

Méritos para a organização coletiva e o trabalho de Ramon Menezes. São 14 pontos conquistados em sete rodadas, com quatro vitórias e dois empates.

Ainda é cedo para elevar a projeção ou confiar na regularidade para uma competição tão longa, mas, no mínimo, é uma pontuação relevante para qualquer que seja o objetivo final.

Apesar de não ser o elenco mais poderoso, rico ou recheado, o time tem mostrado traços de uma identidade mantida mesmo diante dos vários desfalques.

Não é brilhante, mas nem daria para cobrar ou esperar isso. A questão é como tem sido capaz de competir dentro das características e ideias apresentadas.

Tem, em Germán Cano, um goleador que precisa de poucos toques na bola para marcar seus gols. Só aí já é um diferencial importante diante do equilíbrio da competição.

Ramon tem variado a disposição do meio para encontrar opções de saída de bola. Em geral, com um lateral na base, ao lado dos zagueiros, enquanto o outro se projeta. Na ausência de Henrique, foi Neto Borges quem fez bem a função na esquerda contra o Athletico.

Embora não seja um time de alta média de posse de bola, os períodos possuem sentido. As ações ainda são muito concentradas no campo defensivo, mas não tem sido um problema. Benítez encaixou bem como referência técnica nas saídas ao ataque. E o promissor Talles Magno tem recuperado bom nível.

Na defesa, chama atenção como diferentes zagueiros renderam bem nas últimas semanas. Mesmo sem Castán e Ricardo Graça, o desempenho de Miranda e Marcelo Alves foi muito positivo na última rodada. E Fernando Miguel foi bem quando exigido.

O Vasco de Ramon tem sido uma positiva surpresa no início de Brasileirão. Seja pela solidez defensiva, pela eficácia na conversão das poucas chances criadas ou pela organização coletiva com variações de peças e desenhos.

Naturalmente, o duro campeonato ainda se encarregará de apresentar novos desafios ao time, como ter que abrir adversários mais fechados ou não contar com um aproveitamento tão alto nas finalizações. Mas, até aqui, não há problema em reconhecer uma largada acima das expectativas.