Topo

Rafael Oliveira

Goleada não foi surpresa e expõe diferença de nível entre Bayern e Barça

Jogadores do Bayern de Munique comemoram um dos gols sobre o Barcelona, em jogo da Liga dos Campeões - M. Donato/Getty Images for FC Bayern)
Jogadores do Bayern de Munique comemoram um dos gols sobre o Barcelona, em jogo da Liga dos Campeões Imagem: M. Donato/Getty Images for FC Bayern)

Colunista do Uol

14/08/2020 18h01

Geralmente, quando há uma goleada em um confronto entre gigantes, o que se imagina é uma atuação impecável que justifique tal diferença no placar e em campo.

No caso de Bayern 8x2 Barcelona, não era um duelo entre equipes do mesmo nível. Não na temporada 2019/20. O roteiro esperado não era de equilíbrio. Era o da curiosidade e do respeito pela capacidade de Messi para brilhar individualmente e eventualmente igualar as coisas.

A goleada sequer foi uma surpresa. Ela mostraria uma conhecida diferença de qualidade, ritmo e repertório. O Bayern marca melhor, pressiona melhor, circula a bola melhor, cria em poucos toques e impede que o adversário fique confortável na saída de bola. O placar, sim, impressiona e fica marcado na história.

O Barcelona vive um 2020 de pouco futebol e muitos questionamentos, além da busca por um time minimamente competitivo. Era um choque com sérios riscos de goleada alemã.

O que mais surpreendeu, na realidade, foi que o Bayern nem fez seu melhor jogo. O primeiro tempo teve períodos de menor controle que o esperado, ainda que a trocação fosse benéfica para quem domina melhor as transições que o adversário.

O confronto também mostrou uma fragilidade inesperada no controle dos passes em profundidade. Talvez a maior surpresa tenha sido o número de vezes em que o Barcelona conseguiu ameaçar a linha de defesa alemã com passes longos. Nos primeiros 20 minutos de partida, levou perigo e criou chances para virar o placar, inclusive.

É evidente que a superioridade nem entra em discussão. A sensação era de que cada recuperação de bola poderia gerar mais e mais gols, que foram sair já na reta final, contra um Barça desorientado.

O Barcelona se despede da Champions com uma pesada goleada que expõe, da forma mais radical, a gritante diferença de nível para o melhor futebol da Europa em 2020. O Bayern avança com um placar impressionante e que impõe respeito. Reforça seu status de favorito ao título e dá uma grande demonstração de força. Por incrível que pareça, tudo isso sem fazer sua atuação mais completa.