Topo

Rafael Oliveira

Tríplice coroa é possibilidade real para o Bayern

MATTHIAS HANGST/AFP
Imagem: MATTHIAS HANGST/AFP

10/06/2020 17h57

O Bayern é o principal time da retomada do futebol europeu. Enquanto as atenções ainda estão concentradas na Alemanha, o clube já abriu vantagem confortável na tabela e agora se classificou para a final da copa nacional.

Em poucas semanas, a então equilibrada Bundesliga se definiu. A decisão da copa será contra o Bayer Leverkusen, adversário perigoso, embora goleado na última rodada.

O fato é que a equipe não só manteve o embalo, mas também terá mais tempo de atividade. Ao contrário de adversários de outras ligas, não terá o calendário frenético e puxado pela frente.

O Campeonato Alemão acaba no fim de junho, enquanto Inglaterra, Espanha e Itália terão vários jogos apertados em julho. O problema da França já é o oposto, com a temporada encerrada e, portanto, sem partidas agendadas para PSG e Lyon.

Se a Champions realmente for confirmada para agosto, duas questões surgem: o tempo desde a retomada das atividades e o possível desgaste acumulado.

O Bayern leva teórica vantagem nos dois aspectos. Retornou em maio, apresentou bom nível, terá pelo menos um título garantido e ainda poderá treinar mais.

É possível questionar se o tempo entre a final da copa nacional (4/jul) e a volta da Champions não deixará o time sem ritmo. Pode acontecer, mas nem os dois meses de pandemia quebraram o embalo da equipe de Hansi Flick. E a vantagem nas oitavas já é enorme, com o 3x0 sobre o Chelsea na ida.

Ainda não se sabe como, onde e quando a Liga dos Campeões 2019/20 terminará. Mas é natural encarar o Bayern, hoje, como um dos principais candidatos ao título, o que poderia completar uma impressionante tríplice coroa, como na histórica temporada 2012/13. Tudo isso com um trabalho recente e em ano de demissão de treinador.