Topo

Rafael Oliveira

Premier League estica temporada e adia decisões mais controversas

Virgil Van Dijk comemora gol marcado para o Liverpool contra o Norwich - John Powell/Liverpool FC via Getty Images
Virgil Van Dijk comemora gol marcado para o Liverpool contra o Norwich Imagem: John Powell/Liverpool FC via Getty Images

Colunista do Uol

19/03/2020 11h51

A aguardada reunião de quinta-feira poderia responder a inúmeras perguntas que estão no ar nas últimas semanas. Como fica a Premier League? O Liverpool será o campeão? A temporada será anulada? Quem cai? Vão anular o rebaixamento? E as vagas europeias? Seria justo terminar como está?

Mas não foi o caso. E talvez tenha sido a opção mais prudente. Em conjunto com a Federação Inglesa (FA) e representantes das outras ligas nacionais, ficou definido que o futebol não volta antes de maio na Inglaterra. Até então, a primeira suspensão era curta, planejando retornar em 4 de abril.

Naturalmente, uma data inviável desde o começo. E que expõe também o lado cético de quem relutou para interromper suas competições por causa do COVID-19. Mas a nova decisão é também importante.

Primeiro, porque reconhece que, no momento, simplesmente não há como planejar uma data para retomar as atividades esportivas. E, segundo, porque modifica um dos regulamentos do futebol no país.

Até então, a regra da FA dizia que a temporada deveria necessariamente ser encerrada antes do primeiro dia de junho. Na reunião, ficou decidido que não haverá um limite para que 2019/20 tenha seu desfecho.

A mensagem é clara: a prioridade será realizar as rodadas pendentes dos campeonatos que foram interrompidos, aproveitando o calendário liberado pelo adiamento da Euro para 2021. A incerteza é a mesma para todos: ainda não é possível estipular uma data, mesmo para eventuais partidas com portões fechados, cenário que não é descartado.

Assim, a ideia de anular a temporada perde força. E a pressão por acelerar o processo também diminui. É evidente que tudo depende da evolução do combate ao coronavírus em cada país.

Em um primeiro momento, a Premier League conseguiu tomar uma decisão que evita o maior desafio, que seria lidar com a guerra de interesses dos clubes sem abalar sua imagem. Resta saber se será viável terminar o campeonato sem afetar tanto as datas de 2020/21, mas aí já são consequências secundárias.