City x Real Madrid definiu últimos três vencedores da Champions League
Ler resumo da notícia
A fase se chama playoffs, mas deveria ser apelidada de repescagem.
É exatamente o que representam os confrontos entre os que não terminaram a fase de liga entre o primeiro e o oitavo lugares.
Em vez de serem eliminados, têm mais uma chance. Embora a palavra não conste no Dicionário Aurélio, aparece em outras publicações como: "fase de um torneio em que competidores mal classificados na fase inicial disputam entre si o direito de retornar à competição."
É o que farão Manchester City e Real Madrid, respectivamente o 22º colocado e o 11º classificado na liga.
A diferença é que os dois pescados de volta fizeram, nas últimas três edições da Champions League, o confronto mais decisivo.
O Real Madrid venceu a somatória de dois jogos (3 a 4 e 3 a 1) nas semifinais de 2022. Terminou campeão em Paris, contra o Liverpool.
Os citizens ganharam os confrontos das semifinais de 2023 (1 a 1 e 4 a 0). Ganhou o troféu contra a Internazionale, em Istambul.
No ano passado, os merengues eliminaram os ingleses nas quartas de final nos pênaltis, depois de empates por 3 a 3 e 1 a 1. Ergueu a taça em Londres, contra o Borussia Dortmund.
O novo formato da Champions parecia, à primeira vista, ter tudo para dar errado, mas está dando emoção e imprevisibilidade a ponto de campeão e vice da temporada passada estarem nos playoffs, digo, repescagem. O Borussia Dortmund viajou a Lisboa para enfrentar o Sporting, de Rui Borges, seu terceiro treinador na época.
Nesta terça-feira também tem Juventus e PSV e Brest x Paris Saint-Germain. Na quarta, Brugge x Atalanta, Monaco x Benfica, Feyenoord x Milan, Celtic x Bayern.
A repescagem tem 37 títulos, somados 15 do Real Madrid, 7 do Milan, 6 do Bayern, 2 da Juventus, 2 do Benfica, 1 do Borussia Dortmund, 1 do Feyenoord, 1 do PSV, 1 do Celtic e 1 do Manchester City.
Entre os oito automaticamente classificados para as oitavas de final, há apenas 15: Liverpool (6), Barcelona (5), Internazionale (3) e Aston Villa (1). A repescagem ficou divertida.
A dúvida é se o vencedor de Manchester City x Real Madrid terá fôlego para chegar ao final de maio em condição de repetir a tradição: quem ganha o clássico levanta a taça.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.