Filipe Luís campeão em seu nono jogo lembra mais Zagallo do que Carpegiani
Filipe Luís é campeão em seu nono jogo como técnico. A precocidade do título dá noção de quão promissora é sua carreira e, ao mesmo tempo, de como nós, jornalistas, somos apressados. Ao mesmo tempo em que parece justa a convicção de que Filipe Luís será treinador do primeiro time do planeta, também podem acontecer percalços.
Ser campeão no nono jogo de sua carreira não encontra similares no Brasil. Quase nenhum. A exceção é Mário Travaglini, no Palmeiras. Assumiu o posto de Fleitas Solich na reta final do Campeonato Paulista de 1966. O paraguaio Solich foi demitido depois de perder para o Santos, Travaglini assumiu com vitória sobre a Poruguesa Santista por 2 x 1, ganhou da Prudentina por 3 x 2, da Portuguesa por 1 x 0 e foi campeão em seu quarto compromisso, com 5 x 1 sobre o Comercial, em Ribeirão Preto.
Travaglini já tinha sido técnico interino antes. nas saídas de Geninho, por um jogo em 1963, Sylvio Pirillo, sete jogos em 1964, e Filpo Nuñez, 17 em 1965.
A comparação de Filipe Luís com Paulo César Carpegiani, no Flamengo, é absolutamente justa. Também com Carlinhos, Andrade e Jayme de Almeida, treinadores que assumiram interinamente e se tornaram campeões. Carpegiani foi efetivado logo na primeira experiência e conquistou seu primeiro título, a Libertadores, em seu 32º jogo. Diferentemente de Filipe Luís, que colocou a medalha de ouro no peito na nona partida.
Carlinhos, sem contar as interinidades, foi campeão no 18º jogo após ser efetivado, em 1987. Jayme de Almeida, no 14º após ser colocado no lugar do demissionário Mano Menezes.
Dos grandes treinadores da história do Brasil, o mais próximo do caso de Filipe Luís é Zagallo. Assumiu o Botafogo em 3 de março de 1967 e ganhou a Taça Guanabara no seu 14º compromisso. A Taça GB não fazia parte do Campeonato Carioca. Era um torneio independente do estadual e relevante. A final, vitória por 3 x 2 sobre o América na primeira partida oficial de Paulo Cezar Caju, está nos livros sobre o futebol brasileiro. Zagallo foi, portanto, campeão em seu 14º jogo.
Filipe Luís, no nono.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.