Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

A série negativa que Abel Ferreira nunca teve e a que precisa evitar

O Palmeiras tentou montar um sistema defensivo forte, para escapar da quarta derrota consecutiva.

Não foi isso o que resolveu.

O time de Abel Ferreira não colecionou a quarta derrota seguida, porque Rony conseguiu o gol de empate aos 43 do segundo tempo.

Não pelo sistema defensivo, 5-4-1.

Melhor não chamar de covardia, porque foi nesse sistema que o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 x 1, em Montevidéu, na final da Libertadores de 2021.

Naquela época, o Palmeiras vinha de quatro partidas sem vencer, derrotas para Fortaleza, Fluminense, São Paulo e empate com o Atlético Mineiro. Na partida seguinte, título da Libertadores contra o Flamengo.

Quatro derrotas consecutivas, o Palmeiras nunca teve desde a chegada de Abel Ferreira, mas somou três insucessos seguidos com Vanderlei Luxemburgo (Botafogo, São Paulo e Coritibia) a uma derrota contra o Fortaleza com o interino Andrey Lopes, o Cebola. Com ele, também, o Palmeiras se reabilitou contra o Atlético Mineiro e Abel chegou logo depois da última sequência de quatro derrotas consecutivas.

Cinco sem vencer, como pode ocorrer se não ganhar do Flamengo, aconteceu no ano passado, quando os dois empates com o Boca Juniors, que levaram à eliminação, aconteceram em meio às quatro derrotas para Grêmio, Bragantino, Santos e Atlético Mineiro. Quatro derrotas seguidas, mas só pelo Brasileirão. Somados, os seis jogos levaram à maior sequência dem vencer com Abel.

Em Porto Alegre, Abel deixou Dudu como único atacante, montou linha defensiva de cinco homens com Giay, Gustavo Gómez, Murilo, Vitor Reis e Vanderlan; Meio-de-campo com Maurício, Raphael Veiga como segundo volante, Aníbal Moreno e Lázaro. Dudu como atacante.

Continua após a publicidade

Defendendo, 5-4-1. Atacando, 3-4-2-1.

Não funcionou.Vai precisar testar coisas novas e treiná-las para ganhar do Flamengo na quarta-feira.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes